Frei Miguelângelo de Cingoli, conhecido apenas pro Frei Miguel Ângelo é hoje lembrado pelos Capuchinhos da Bahia e Sergipe, pois hoje, dia 30 de outubro, ele completaria 109 anos de vida (faleceu aos 104, em 2013).
Frei Miguel foi um grande missionário nas terras da Bahia e Sergipe, entretanto, estabeleceu-se e atuou de forma mais intensa na cidade de Aracaju, em Sergipe. Ali o frade tornou-se conhecido de todos, marcando a vida de muitas pessoas.
Após seu falecimento, no Convento São Judas Tadeu, também em Aracaju, foi aberto um memorial com toda a trajetória de sua vida. Os Capuchinhos irão iniciar o processo de beatificação do frade, que morreu com fama de santidade.
Diz o Pároco da Paróquia São Judas Tadeu: "E o 30 de Outubro sempre será lembrado pelo Aniversário de Frei Miguelângelo de Cingoli. O nosso querido Frei Miguel, o Missionário das ruas de Aracaju! Viva Frei Miguel!"
segue abaixo a oração pela Beatificação de Frei Miguel
Ó Deus de amor e de ternura, que vos dignastes iluminar a vossa Igreja com o testemunho de vosso servo Frei Miguel, missionário capuchinhos da caridade e da reconciliação, concedei-nos imitá-lo na prática das virtudes. Nós Vos pedimos: glorificai-o aqui na terra, com a glória dos Santos e dai-nos, por sua intercessão, as graças de que necessitamos (menciona-se o pedido de graças em silêncio).
Fazei que, seguindo o seu exemplo, possamos irradiar o vosso amor e testemunhar a vossa misericórdia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Pai nosso... Ave-Maria... Glória ao Pai...
Com aprovação eclesiástica
+ Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo Metropolitano de Aracaju.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Elton Caires Santos (Cúria Provincial)