Trabalhamos o tema: "A Santidade no mundo atual". Dentro de uma perspectiva do acompanhamento vocacional, embasados pelo Magistério do Santo Padre o Papa Francisco, nossa conversa foi orientada pela exortação apostólica "Gaudete et Exultate" e pelo documento final do sínodo para a Juventude "Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional".
Em meio a uma pluralidade de mundos juvenis, percebe-se que como consequência de um rápido processo de mudança e transformação os Jovens encontram-se profundamente fragilizados e incapazes de discernir muitas vezes seu caminho. A combinação entre elevada complexidade e rápida mudança faz com que nos encontremos num contexto de fluidez e de incertezas jamais experimentado; Esta situação exige que se assuma a capacidade de um olhar integral.
em meio a essa bagunça e incertezas, não podemos perder nunca a esperança e a motivação para viver nossa vocação a santidade, o Santo Padre nos propõe uma santidade autentica, expressada na vida cotidiana, capaz de se compadecer de todas as situações humanas, propõe as bem-aventuranças como modelo de santidade, vividas no dia a dia de nossa existência, uma santidade alimentada pela oração, Eucaristia e no exercício do bem!
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Mateus Venâncio Lopes de Souza (Fraternidade Nossa Senhora de Fátima - Pós-Noviciado (Teologia))