Ocorreu nesta segunda-feira (18/02/2019) uma breve, mas fundamental reunião entre alguns pós-noviços e o frei superior da secretaria de formação da Ordem (Frei Jaime), com o intuito de dialogar e saber a realidade atual da formação inicial.
Realizada no convento São Leopoldo Mandic em Hidrolândia-Go. A reunião se desdobrou em um bom dialogo a respeito de diversos aspectos da formação inicial, bem como família dos freis, projetos vocacionais, caminhada pessoal e relações fraternas.
Neste contexto foram partilhados também alguns pontos da relação entre formadores e formando bem como o andamento das casas de formação na caminhada dos freis. Os pós-noviços que estavam presentes, tiveram a oportunidade de partilhar também com os irmãos seus projetos para o futuro e como observam o processo formativo da província. Ambas estas questões levantadas pelo Frei Jaime em um ambiente muito fraterno e descontraído.
Por fim, foi de extrema importância e cortesia tal experiência, sendo que além de mostrar a preocupação da Ordem com relação aos formandos, observou-se também a unidade e sintonia da província em estar disponível para as preocupações e objetivos propostos pela Ordem Capuchinha.
Estavam presentes nesta reunião o provincial da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Brasil-Central Frei Clézio Menezes dos Santos, Frei Sebastião José conselheiro provincial e responsável pela formação inicial, bem como Frei Jussié José pároco de Hidrolândia. Alguns pós-noviços, a saber: Frei Gabriel Maciel, Frei Everaldo Teixeira, Frei Edmilson de Jesus, Frei Márcio Pereira, Frei Eliomar de Brito e Frei Mateus Venâncio.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Gabriel Fonseca de Oliveira Maciel (Fraternidade São Leopoldo Mandic - Hidrolândia-GO)