Neste domingo, dia 20 de dezembro, a Província do Rio Grande do Sul celebra a ordenação presbiteral de frei Flávio Luís Amorim do Amaral. Será ordenante o arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler. A celebração inicia às 10 horas, na Comunidade Divino Mestre, Bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). Para conduzir sua vida e atividade sacerdotal, frei Flávio escolheu o lema “Por causa da tua palavra lançarei as redes” (Lc 5,5).
Nascido em 07 de janeiro de 1977, em Esteio, região da Grande Porto Alegre, é filho de Armando Luiz Alves do Amaral (falecido) e Lorena Amorim do Amaral. Ingressou na etapa da Iniciação em Flores da Cunha em 2005. Em 2006 realizou a etapa do Postulado em Caxias do Sul. Entre 2006 e 2007 fez o Noviciado em Marau. Fez o curso de filosofia no período de 2008/2010, na Universidade Católica de Pelotas, atuando também pastoralmente na paróquia São José do bairro Fragata.
Iniciou o curso de Teologia em 2011, na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana - Estef, em Porto Alegre, residindo na Fraternidade São José Operário, em Canoas, até 2013, onde atuou atendendo as comunidades da Rede São Pio X. No fim deste mesmo ano realizou sua profissão Perpétua em Vila Flores.
Em 2014 passou a residir no Convento São Lourenço de Brindisi em Porto Alegre, onde trabalhou como auxiliar da Casa de Eventos. Ainda em 2014 concluiu o curso de bacharel em Teologia na Estef. Por fim, em 2015 passou a residir na Vila da Quinta, em Rio Grande, auxiliando o frei Nilo Trindade na Rede de Comunidades Nossa Senhora da Penha.
Palavras de frei Flávio Luís Amorim do Amaral:
“O ministério presbiteral é um chamado de Deus. Deus nos chama, através deste ministério, a lançar as redes para a pesca. Assim como Pedro, apóstolo de Jesus, devemos lançar as redes confiando na palavra do Mestre. Apesar de nossas fraquezas, limitações, medos, através de nossa fé Jesus realiza o milagre da pesca abundante.
Se depender de nós, vamos querer permanecer sempre na margem, onde é mais seguro e onde conhecemos melhor. Mas é preciso avançar para águas mais profundas, isto é, deixar o comodismo e a segurança de fazer as coisas sempre do mesmo jeito. Devemos confiar no Mestre Jesus que nos convida a ir mais além, superando barreiras e realizando novas conquistas para o Reino de Deus.
Ser presbítero é seguir o exemplo do Bom Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas. Através do anuncio da Palavra, da vivência eucarística, do abraçar a cruz, do estar atento aos sinais do tempo, todo presbítero torna-se instrumento de Deus na realização da grande pesca no imenso mar do mundo.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)