Frei Aldo Colombo escreve sobre a Catequese e seus desafios.
Jesus deixou aos discípulos a missão de ensinar e batizar a todas as nações até o fim do mundo.( Mt 28,18). A Igreja é por essência missionária, anunciadora da Boa Nova. Esta missão continua de maneiras diferentes e renovadas. Hoje por Catequese entendemos a educação cristã das novas gerações.
Os mais antigos lembram a catequese em forma de perguntas e respostas, herança do Concílio de Trento. O Concílio Vaticano II revolucionou toda Igreja, inclusive a Catequese.
Num primeiro momento surgiu a Catequese Renovada, com novo método, de caráter mais comunitário e vivencial. As experiências positivas desembocaram no Diretório Nacional da Catequese da CNBB, documento publicado em 2005. A partir desta data uma nova sistemática foi se impondo em toda a parte. Hoje a Catequese se desenvolve em quatro etapas: inicial, primeira eucaristia, pré-crisma e crisma.
É oportuno lembrar que os pais são os primeiros catequistas e a família é a primeira escola de catequese pela palavra e pelo exemplo. Nas quatro etapas, aos pais é solicitada uma participação constante. Isto implica: acompanhar a catequese dos filhos, estar presentes nas reuniões marcadas, ter vida cristã e participação na Comunidade eclesial.
Acesse: http://www.paroquiasaopedrogaribaldi.com.br/
Fonte:
Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Ezoom (Frat. Imaculada Conceicao)