Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei Gabriel Francisco Cavalli será ordenado diácono

08/07/2015 - 14h28
O lema escolhido pelo religioso é “Quem tem o dom do serviço exerça-o servindo” (Rm 12,7)

Frei Gabriel Francisco Cavalli, da Província Sagrado Coração de Jesus – Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul, será ordenado Diácono pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, no dia 31 de julho, às 19h, na comunidade São Francisco de Assis, em Garibaldi (RS). O religioso nasceu em Rondinha (RS), no dia 26 de maio de 1985, sendo o quinto de seis filhos de Jeronimo Cavalli e Lourdes Maria Cavalli. Sua família compreende os irmãos Evandro Antônio Cavalli (padre carlista), Maciel, Fabrício, Cristina, Viviane, e o sobrinho, Luis Gustavo.

Vocação e lema

Para o novo diácono, o Papa Francisco é um grande exemplo de servidor da Igreja. “Posso ver nele, o servo dos servos que está disposto a servir. O ministério do Bispo de Roma é grande exemplo a ser seguido. E ser diácono é estar a serviço da caridade, da palavra de Deus e da mesa da eucaristia”, afirma. E prossegue: “Como discípulo-missionário de Cristo, sinto-me a viver profundamente o discipulado de Cristo, pelo sacramento da Ordem. Após receber os ministérios de leitor e acólito, sinto-me preparado na graça de Deus de poder viver o grau do diaconato”.

O lema escolhido da carta aos Romanos, “Quem tem o dom do serviço exerça-o servindo” (Rm 12,7), “para mim quer dizer que Deus nos concede dons e vocações diferentes, em virtude da graça que me é confiada, pela vocação de viver, servindo a Igreja como diácono e pelo dom do serviço. Através da fé florescemos nossos dons espirituais, precisamos manifestar intensamente a presença de Deus na comunidade cristã, na sociedade com nossos dons espirituais”.

E conclui Frei Gabriel: “Francisco de Assis, assim como inspirou Jorge Bergoglio a adotar o nome de Francisco, me inspira pelo seu modo simples, fraterno e serviçal de ser com todas as criaturas. O cuidado de Francisco pelas coisas, pelos seres, para com os mais pobres e o amor pela Igreja continua me inspirando a viver como o Santo de Assis”.

 

Trajetória

Ingressou em 2003 na Iniciação em Ipê; em 2005 fez o postulado em Caxias do Sul, exercendo atividades na Associação Centro de Promoção do Menor (ACPMen) quando ingressou no noviciado; em 2006 professou os primeiros votos e no ano seguinte foi residir na fraternidade São José, em Pelotas, onde realizou os estudos de bacharel e licenciatura em Filosofia na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Em 2010, residiu na Fraternidade Nossa Senhora da Conceição em Bagé, onde realizou um estágio Fraterno-Pastoral, atuando pastoralmente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e no Instituto de Crianças e Adolescentes São Francisco de Assis (INCASFRA). De 2011 a 2013, residiu na Fraternidade Santo Operário em Canoas e atuou nas pastorais da Paróquia São Pio X. No período de 2011 a 2014 realizou os estudos de bacharel em Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana (ESTEF). Em 2013, professou solenemente os votos perpétuos na Paróquia Santo Antônio de Vila Flores e, em 2014, passou a residir no Convento São Lourenço de Brindisi, em Porto Alegre, desempenhando funções na Casa de Eventos dos Capuchinhos. Em 2015, mudou-se para a Fraternidade São Francisco de Assis de Garibaldi, desempenhando a função de auxiliar de Pastoral na Paróquia São Pedro.

 

Novas Ordenações

Ordenações diaconais da Província em 2015:

  • Frei Juan Miguel Gutiérrez Méndez, natural da República Dominicana. Ordenado em Porto Alegre, no dia 15 de março;
  • Frei Flávio Luís Amorim do Amaral, natural de Esteio. Ordenado no dia 20 de junho, em Rio Grande;
  • Em 23 de agosto será a vez de frei Adani Guerra ser ordenado, em Canoas (RS).

Para o coordenador da Promoção Vocacional, frei Laércio Duminelli da Luz, o planejamento para ampliar o número de vocacionados, consiste em divulgar ainda mais o carisma franciscano e a cultura vocacional para todos os públicos, criando um ambiente vocacional favorável, não somente voltado à vocação religiosa. “Com a mudança dos valores da sociedade, é importante mostrar o jeito franciscano de viver em fraternidade, cativar e formar novos líderes para a vida religiosa”, destaca. Para atrair novos jovens, os capuchinhos realizam atividades como as missões populares, trabalhos em escolas e grupos de jovens nas paróquias, além da distribuição de materiais gráficos. Em agosto vai acontecer a Semana Missionária e a 4ª Jornada Vocacional, no Litoral gaúcho, em Tramandaí. Em 04 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, em Marau (RS), ocorre a profissão temporária de 09 noviços.

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário