Durante retiro em Garibaldi, o religioso comemora jubileu e recorda confrades jubilares de 2015
Frei Borghetti como é conhecido entre os capuchinhos, celebra neste ano os 50 anos de vida sacerdotal, que é comemorado no mês de dezembro. Durante o retiro em Garibaldi na tarde da terça – feira 15, celebrou o jubilei com os confrades.
Durante a celebração ele fez uma narrativa de sua vida. Nascido em 14 de agosto de 1936, Frei Borghetti foi ordenado sacerdote com a idade de 29 anos, por Dom Vicente Scherer, a ordenação foi realizada em dezembro de 1965. Formou-se em Filosofia pela Unijuí e cursou Teologia no Convento São Lourenço de Bríndisi de Porto Alegre. Também é pós-graduado em jornalismo, e foi professor de Comunicação Social na PUC/RS e na UCS, em Caxias, durante muitos anos.
Durante a celebração, ele narrou a história de sua vida, dedicados a vida religiosa como frade capuchinhos, e dedicado a comunicação, seja nos veículos da Ordem capuchinha, seja sua contribuição nas associações como a Agert e Sindirádio. O religioso durante anos contribuiu para o desenvolvimento das comunicações do Rádio da Televisão e com história nos impressos como o Jornal Correio Riograndense de propriedade dos capuchinhos gaúchos e que completou 106 anos.
Em depoimento na celebração ele disse “ sou imensamente grato a Ordem e aos irmãos por pela vida capuchinha e a minha vida, durante todos estes anos nunca tive uma paróquia, mas não deixei de celebrar com as comunidades nas cidades em que morei”, fala emocionado.
Frei Adelino Pilonetto, que coordenou o retiro sobre as constituições do capuchinhos aproveitou para elogiar a ação do confrade e relatou: “ Frei Osébio, a história de um confrade é como um cabide de roupas. E vemos a sua vida como um cabide. Somos gratos por nos ensinar a caminhar nos lugares comuns e nos sentir representados com suas obras vida e dedicação, foste o nosso cabide nestes 50 anos de sacerdócio dedicados a nossa província”. Finaliza Pilonetto.
A celebração contou com a participação de em torno de 30 confrades, e foi concelebrada por frei Moacir Molon e frei Nadir Segalla. O frade ira comemora na sua comunidade na Vila Fão, na região de lajeado no mês de dezembro. durante a celebração foram recordados os demias jubilandos do ano de 2015
Ao longo de 2015, 26 freis recordam profissão religiosa ou ordenação
Completou 70 anos de vida religiosa
- frei René Onzi. Natural de Caxias do Sul, 90 anos, atualmente está sob cuidados na Casa de Saúde São Frei Pio, em Caxias.
- Celebraram 60 anos de vida capuchinha
- Frei Álvaro Dani, 80 anos, natural de Flores da Cunha.
- Frei Celeste Conte, 79 anos, natural de Paim Filho, atua como vigário paroquial na paróquia São José, em Pelotas.
- Frei Reynaldo Pasinatto, 79 anos, natural de Ipê, trabalha na pastoral do Aconselhamento na paróquia Santo Antônio do Partenon, em Porto Alegre, além de ser capelão das Irmãs do Imaculado Coração de Maria.
Celebram 50 anos de vida capuchinha
- frei Luiz Turra. Natural de Marau, completa 70 anos no dia 22 de março. Ele integra o conselho provincial, é pároco da paróquia Santo Antônio do Partenon e colunista do Correio Riograndense.
Dois freis completaram 60 anos de ordenação sacerdotal .
- Dom Osório Bebber, 85 anos, natural de Flores da Cunha, bispo emérito de Joaçaba, atua em Vacaria, na programação religiosa da Rádio Fátima e auxilia na pastoral.
- E frei Sylvio Dall’Agnol, 86 anos, natural de Paim Filho, trabalha em Porto Alegre como capelão do Sanatório Partenon e do Hospital Psiquiátrico São Pedro e auxilia na pastoral.
- Dom Clóvis Frainer vai celebrar 60 anos de sacerdócio no dia 27 de março. Natural de Veranópolis, completa 84 anos no dia 23 de março, é arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG) e está sob cuidados da saúde na Casa São Frei Pio.
40 anos de vida capuchinha
- frei Cláudio Mossi, vice-mestre em Veranópolis e vigário paroquial em Vila Flores;
- Frei Doraci Tartari, guardião da fraternidade de Veranópolis, mestre, responsável pela OFS de Paraí e São Domingos do Sul e auxiliar na pastoral;
- Frei Luiz Balzan, religioso, responsável pelos serviços gerais da casa de Vila Flores
- Frei Olivo Dedordi, religioso, motorista da rádio São Francisco e auxiliar na Casa de Saúde São Frei Pio, em Caxias do Sul.
25 anos de vida religiosa no dia 25
- Frei Eudes Zanon guardião da fraternidade dos capuchinhos de Vacaria e pároco da paróquia de Fátima.
25 anos de ordenação no primeiro semestre.
- Frei Nilmar Gatto, ordenado dia 6/1/1990, integra o Conselho da Província como vigário provincial e é guardião da Fraternidade Imaculada, em Caxias do Sul.
- Frei Eliseu Aiolfi foi ordenado aos 03/3/1990. É pároco da paróquia Aparecida, em Tangará da Serrá (MT) e integra a Custódia Brasil Oeste.
- Frei Álvaro Morés celebra 25 anos de sacerdócio dia 11 de março. É diretor geral da Editora São Miguel, Associação Antoniana e Correio Riograndense e vigário paroquial em Flores da Cunha.
- Frei Genésio Fracasso completa 25 anos de padre dia 23 de março. É guardião, mestre dos noviços e auxilia na pastoral em Marau.
- Frei José Mascarello comemora 25 anos de ordenação dia 22 de abril. É pároco da paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vilhena (RO), da Custódia Brasil Oeste.
- Frei Victorio De Carli completa, no dia 20 de julho, 70 anos de vida religiosa. Natural de Bento Gonçalves (RS), 90 anos de idade, é irmão religioso e, atualmente, está na Casa de Saúde São Frei Pio, em Caxias do Sul.
- Frei Domingos Collet, natural de Erechim (RS), 78 anos, celebra 60 anos de vida religiosa no dia 30 de julho. Reside em André da Rocha (RS). É irmão religioso e trabalha como auxiliar de Pastoral na paróquia São Sebastião.
- Frei Donato João Pegoraro nasceu em Nova Pádua (RS) há 87 anos. Celebra 60 anos de ordenação sacerdotal no dia 11 de dezembro. Atualmente, trabalha como vigário paroquial na paróquia São Sebastião, em Praia Grande (SC).
- Quatro frades, ordenados no dia 18 de dezembro de 1965, celebram 50 anos de sacerdócio em dezembro próximo.
- Frei Augusto Denardi, natural de Dois Lajeados (RS), 79 anos (completa 80 no dia 1º de julho), atua como diretor espiritual e vigário paroquial em Cuiabá (MT), integrando a Custódia Provincial Brasil Oeste.
- Frei Gregório Dezen nasceu em Nova Pádua há 79 anos (completa 80 no dia 17 de julho). Atualmente, auxilia na Pastoral, na paróquia São Luiz Gonzaga, em Veranópolis.
- Frei Isaías (Osébio) Borghetti, natural de Lajeado (RS), 78 anos, reside no convento São Maximiliano Kolbe, no Desvio Rizzo, em Caxias do Sul. É guardião da fraternidade, auxilia na Pastoral (paróquia Imaculada Conceição) e atua no Escritório Corporativo. Frei Romoaldo
- José Breda nasceu em União da Serra (RS) há 76 anos. Reside em Tramandaí (RS) e atua como vigário paroquial na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.
- Frei Ismael Sartor completa 25 anos de ordenação sacerdotal no dia 28 de outubro. Natural de Ipê (RS), 55 anos, reside em Vacaria, é diretor geral das Rádios Fátima AM e Maisnova FM de Vacaria; e Cacique AM e Maisnova FM de Lagoa Vermelha e auxilia na Pastoral.
Fonte:
Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Curia Provincial)