Com a assessoria de frei Adelino Pilonetto, que participou da comissão internacional da ordem dos frades menores franciscanos, sobre a atualização das constituições é o pregador do quinto retiro provincial da província sagado coração de Jesus que inicicou no domingo 12 de julho.
Para frei Adelino, as constituições dos frades menores capuchinhos, devem ser vistas como um documento de orientação para o cultivo da espiritualidade franciscana. “ Para nós ainda o Evangelho é a nossa regra suprema, explica.
O Ministro Provincial frei Cleonir Dalbosco, que recém chegou do México, por ocasião da XII conferência dos capuchinhos da América Latina e Caribe, diz que as constituições além de ser um programa do projeto trienal da província gaúcha, é um compromisso da conferência dos capuchinhos do Brasil CCB. “Os frades das provinciais e custódias do Brasil, estamos estudando o conteúdo das novas constituições de várias formas, seja em palestras, estudos mais aprofundados. Nos do Rio Grande do Sul escolhemos vários formatos. Estudo em fraternidade de forma mais objetiva, e nos seis retiros oferecido pela província”. Explica Dalbosco.
O retiro da quinta turma termina na sexta-feira 17 de julho. O último retiro será de 26 a 31 de julho de 2015 também é realizado na Casa de Encontros São Francisco em Garibaldi (RSR), como assessor Dom Frei Ângelo Domingos Salvador.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Curia Provincial)