Depois de um período de discernimento vocacional acompanhado pelo SAV da Província dos Freis Capuchinhos, quatro jovens chegaram na Fraternidade Santa Fé, em Caxias do Sul, a partir do dia 11 de fevereiro de 2018 para a etapa do Postulado I. E nos dias 15 a 17 de fevereiro realizaram um retiro em Garibaldi. O retiro foi conduzido por Frei Doraci Tartari. Frei Doraci utilizou passagens da vida de São Francisco de Assis para ajudar os retirantes a rezarem a própria vida, o chamado pessoal que Deus faz e a missão que Deus confia a cada pessoa.
No dia 18 de fevereiro, as 9h, aconteceu a missa de admissão ao Postulado I na Capela da Fraternidade Santa Fé em Caxias do Sul. Presidiu a celebração eucarística e o rito de ingresso o Provincial Frei Nilmar Carlos Gatto. Além dos confrades da Fraternidade Formativa participaram os freis Claudelino Brustolin, Conselheiro Provincial, e Jorge Possebon. No almoço festivo estiveram todos os frades da Fraternidade da Cúria Provincial.
Na etapa do Postulado I deste ano serão sete jovens. Quatro já ingressaram no dia 18 de fevereiro: Fabiano André Kumpfer de Pranchita/PR, Gustavo Camilo de Lauro Muller/SC, Pacius Wenchel da República do Haiti e Vagner Silva Lima de Manfrinópolis/PR. E outros três jovens da Delegação do Haiti que, por questões burocráticas, chegarão em meados de março: Rafael, Chavane e John.
Durante o Postulado I o formando assume a opção pela vida franciscana-capuchinha ingressando na fraternidade. É um tempo que enfatiza a experiência de vida, fraternidade e missão junto aos pobres e necessitados.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Laércio Duminelli da Luz (Curia Provincial)