Tamanho do Texto:
A+
A-

Benção dos Capuchinhos para as maiores aflições da sociedade: família, saúde e emprego

10/12/2015 - 09h28

Muitas pessoas que passam nesta quarta-feira (9) pela Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul (RS), a fim de receber a tradicional bênção dos freis Capuchinhos, pedem proteção para suas famílias, saúde e emprego. Esta constatação é do frei Jean Daniel Francois, um haitiano que pelo terceiro ano participa da atividade abençoando as pessoas e dando uma palavra de conforto.  

 

A atividade, uma promoção dos freis Capuchinhos de Caxias do Sul, integra a programação do Natal Brilha Caxias. Pela manhã houve a benção geral ministrada pelo frei Jaime Bettega, com a presença do provincial dos Capuchinhos, frei Cleonir Dalbosco, do prefeito Alceu Barbosa Velho, demais freis e lideranças.

 

Durante o discurso de abertura, uma cena chamou a atenção, a chegada de 10 idosos em cadeiras de rodas, todos moradores da Casa São Frei Pio, que funciona junto aos Capuchinhos. Uma instituição de longa permanência para idosos e idosas em situação de abandono, vítimas de violência, maus-tratos, entre outras situações de vulnerabilidade social e riscos social e pessoal. Os cuidadores afirmaram que apesar das dificuldades de transporte, os idosos ficaram muito felizes com o passeio e a bênção ministrada individualmente pelo provincial dos Capuchinhos.

 

Frei Cleonir Dalbosco, afirmou que São Francisco de Assis, fundador dos Capuchinhos, por volta de 1200 saiu dos muros de Assis para contagiar outras pessoas. “O papa Francisco nos orienta a sair em missão e levar a Igreja para onde o povo está. Esta é uma oportunidade de sermos presença na vida das pessoas e contribuirmos para resgatar através da espiritualidade a vida pessoal, familiar e comunitária”, ressalta o provincial.

 

Para Frei João Carlos Romanini “o Natal na Praça representa a retribuição do afeto que as pessoas tem por nós, Capuchinhos. Temos esta constatação pelas respostas com as ações de cuidados que desenvolvemos com os mais necessitados”. Romanini conta que a atividade é realizada há 12 anos, por iniciativa de alguns freis e a cada ano atinge um  público maior. No ano passado 10 mil pessoas passaram pela praça e nesta edição os freis de Caxias receberam o reforço de outros do Noviciado dos Capuchinhos de Marau.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário