No domingo, 28 de fevereiro, as arquidioceses do Nordeste do Brasil realizaram Caminhadas Penitenciais, em Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Nos milhares de participantes um se destacou. O Capuchinho frei Roberto Magalhaes foi destaque na Caminhada Penitencial em Fortaleza, no estado do Ceará. Com 95 anos de idade, e 71 de sacerdócio. Ele percorreu os 6 quilômetros da caminhada junto aos cerca de 30 mil fiéis e atendeu confissões.
O Frade Capuchinho frei Roberto se tornou uma das figuras marcantes da edição da Caminhada Penitencial em Fortaleza. Com 95 anos de idade, possui 71 anos de sacerdócio. Ele percorreu os 6 quilômetros da caminhada junto aos cerca de 30 mil fiéis, atendendo confissões.
Nascido em 10 de setembro de 1920, em Maracanaú (CE), recebeu o nome Juari Magalhães de Sousa e mais tarde, tendo ingressado no convento dos Capuchinhos, adotou o nome Frei Roberto. Ingressou na vida religiosa em 1934, aos 14 anos. Em 1942, fez seus votos solenes e, em 1944, foi ordenado sacerdote.
A Caminhada Penitencial da Arquidiocese de Fortaleza saiu da Igreja Nossa Senhora da Saúde, Mucuripe, até a Catedral Metropolitana. Pelo caminho, uma cruz levada pelos fiéis no ombro, recordando como Jesus Cristo tomou sobre si todos os pesos da humanidade para redimi-la, a cruz passou pelos ombros de seminaristas, religiosos e leigos, que se revezaram durante todo o percurso.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Convento Nossa Senhora da Penha)