Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos desenvolvem projeto de Entreajuda

24/04/2016 - 06h52
A paróquia Imaculada Conceição, de Caxias do Sul, inicia, no dia 30 de abril, a edição 2016 do projeto Encontros de Entreajuda

 Os encontros acontecem no último sábado de cada mês, de abril a novembro, no período das 8h30 às 10h30, na sala do Batismo, junto ao salão dos capuchinhos.

“O projeto de entreajuda trata de situações existenciais e de temas diversos. É desenvolvido com palestra, perguntas elucidativas, diálogo, momentos de espiritualização e bênção”, salienta frei Armindo Festa, coordenador dos encontros.

Uma das marcas da paróquia dos capuchinhos é a Pastoral do Aconselhamento. Há muitos anos, pelo menos um frei está sempre à disposição na igreja para o atendimento individual, não apenas da confissão, mas também do aconselhamento. “Diariamente, as pessoas nos procuram para conversar, desabafar, falar de suas angústias, dúvidas, preocupações... Buscam uma palavra de conforto e de orientação, mas acima de tudo, querem ser ouvidas”, conta frei Armindo.

Foi diante desta realidade que surgiu, em 2013, o projeto Encontros de Entreajuda, destinados a todas as pessoas interessadas em atualizar-se nas questões religiosas, comportamentais, educativas e morais e também aperfeiçoar sua vida. Os encontros são abertos a todos, gratuitos e não há necessidade de inscrição prévia.

Frei Armindo relata que desde o início dos encontros sempre houve uma participação bastante significativa, tanto da parte dos que procuram entreajuda quanto de colaboradores. “Atualmente, temos 17 assessores que nos ajudam. São casais com famílias bem estruturadas, religiosos/as, profissionais das áreas da psicologia, pedagogia e do direito...”, salienta o coordenador.

 

Dinâmica – Frei Armindo explica que os encontros seguem uma dinâmica que inicia com acolhida, palestra com temas motivacionais relacionados às situações do dia a dia. Em seguida, há espaço para diálogo, momentos de oração a partir da Palavra de Deus, leitura dos salmos e encerramento com bênção ministrada com óleo de Jerusalém. Também há espaço para o atendimento individual, tanto com os freis quanto com os profissionais leigos que assessoram o encontro. “Percebemos cada vez mais as pessoas, aflitas, inseguras, desorientadas. Então procuramos ajudá-las a se encontrar por meio de um caminho de fé”, conclui frei Armindo.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário