Tamanho do Texto:
A+
A-

Capuchinhos do RS escolhem nova coordenação no XXIV Capítulo Provincial

30/08/2017 - 17h33
Em uma reunião que durará cinco dias, serão definidos o projeto e nova coordenação dos Capuchinhos Gaúchos

De 04 a 08 de setembro mais de 70 frades capuchinhos da província do Rio Grande do Sul, estarão reunidos em Garibaldi para o XXIV Capítulo provincial. O capítulo vai definir o projeto para a Ordem na Província Gaúcha, assim como a sua coordenação para o próximo triênio (2017-2020).

O provincial Cleonir Dalbosco, explica que esta reunião dos capuchinhos pelo seu carisma a como Capitulo Provincial, tem o objetivo estudar profundamente as mudanças que o mundo vive, e como os capuchinhos irão enfrentar estas mudanças para os próximos anos, seja na organização da vida interna, ajuda aos pobres e necessitados, qualificação e sustentação da missão ou na formação dos futuros freis.   “Queremos, com a reflexão feita pelos freis da Província, olhar para as realidades que estamos inseridos e o que o mundo que muda constantemente irá afetar nossa vida e de nosso povo. Queremos refletir como estas mudanças irão impactar a vida e a ação dos Capuchinhos para os próximos anos. Queremos olhar para o futuro em mais de 13 projetos, com uma abertura e um olhar crítico da realidade, seja de caráter pastoral, econômico, social, e principalmente o papel dos franciscanos capuchinhos para uma sociedade misericordiosa e de uma igreja em saída, queremos olhar os projetos. “ Explica o frei provincial.

 Os indicativos para os mais de 13 projetos que serão anualizados e aprovados foi realizada ainda no ano de 2016 em Garibaldi, onde celebrou-se os 120 anos dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul.   

Os capitulares irão se debruçar no aprofundamento e aprovações dos projetos. Haverá momentos de debates, iluminados por momentos de espiritualidade e oração.  Não queremos tratar as questões de organização sem o principal norteador, que é a nossa espiritualidade e o carisma deixados por São Francisco de Assis” Explica José Bernardi, que faz parte da equipe pré-capitular que juntamente com o frei Àlvaro Morés, Vanildo Zugno,  Luiz Carlos Susin e Caludelino Brustolin prepararam e organizaram juntamente com o atual Conselho Provincial. 

O novo provincial será conhecido ainda na quinta-feira (7) onde serão anunciados os conselheiros e o novo provincial que irá governar os mais de 160 frades da província gaúcha e a  custódias de Mato Grosso e Rondônia e a a Delegação do Haiti.

 

Os Capuchinos  - A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos surgiu no séc. XVI, na Itália, os freis Mateus de Bascio, Ludovico de Fossombrone e Rafael de Fossombrone se propuseram a uma nova forma de vida franciscana, privilegiando a oração, a pobreza e a presença junto aos pobres. Sua proposta era a de retomar o espírito e o modo de vida original de Francisco de Assis e assim dar uma resposta mais eficaz para as exigências que a realidade.No Rio Grande do Sul  5 de dezembro de 1895, os freis Leon de Montsapey e Bruno de Gillonnay chegam a Porto Alegre com o objetivo de conhecer a região e ver as condições para estabelecer a Ordem no Estado.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Conferência CCB)

REJANE ALVES DA ROSA
02 de setembro de 2017
QUE DEUS ILUMINE ESTA SEMANA,E TODOS OS FREIS ,BOA SEMANA...
Deixar um comentário