Desde as primeiras horas da manhã da segunda feira 24, reunidos no Convento Santo Antonio em Garibaldi, freis que coordenam fraternidades, pastorais, conselhos e serviços da província gaúcha, realizam análise de conjuntura eclesial, política e fenomenológica da atualidade.
O Mestre em história, professor Dinarte Belato, realizou uma análise estatística dos últimos 90 anos, confrontado dados e realidade e soluções dadas em cada período da história, olhando a realidade da ´província gaúcha. Ele disse que o tempo é favorável para ações fecundas, a exemplo que foram dadas nos períodos delicados da história, seja do ponto de vista vocacional, econômico.
O Doutor em Teologia, frei Luiz Carlos Susin, em uma análise comportamental e religiosa, aprofundou o assunto, observando as soluções sejam eclesiais ou comportamentais de Igreja deu em cada tempo, seja pela influência dos documentos da igreja.
O provincial frei Cleonir Dalbosco provocou o grupo a uma reflexão que possa garantir um avanço no próximo capitulo provincial, como a história nos legou. “Temos grandes desafios, como tiveram os antecessores, é a nossa vez de dar testemunhos para o futuro. É um tempo de abrirmos janelas, noa de fechar portas". Explicou.
Até setembro, reuniões e reflexões acontecem nas instâncias da província, pastoral, comunicação, serviço social, formação, entre outras que irão sinalizar a implementação do projeto trienal que será aprovado no capitulo provincial de setembro.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)