Tamanho do Texto:
A+
A-

Custódia Brasil Oeste realiza encontro de formadores

12/05/2015 - 13h37
formadores estudam as constituições sobre formação

Nos dias 27 a 30 de abril, aconteceu em Cuiabá, Mato Grosso, o Encontro de Formadores da Custódia Brasil Oeste. Com o intuito de estudar as Constituições Capuchinhas, no que diz respeito à formação inicial, incluindo a animação vocacional, bem como, avaliar a caminhada proposta em assembleia e fazer proposições.

 

O Conselho de Formação Inicial buscou a assessoria de frei Rubens Nunes da Mota, da província Brasil Central. Frei Eliseu Menegat, custódio, acolheu a todos os presentes expressando alegria pelos passos significativos na formação inicial e invocando a bênção para o Encontro. Frei Rubens expressou sua alegria diante do desafio em dar formação aos formadores a partir das constituições capuchinhas e alertou para o cuidado com as terminologias e nomenclaturas na vida religiosa que às vezes se denominam as Casas Formativas de "seminário"; o que não condiz com a vida religiosa, fraterna e comunitária.

"Promotor vocacional" é uma nomenclatura superada, pois o único promotor vocacional é Deus, os religiosos são apenas animadores daquilo que Deus promove. Com dinamicidade, o assessor ajudou a observar o processo em que cada formador está vivendo e de auto avaliação, pois se corre o risco de cuidar do processo apenas dos formandos e se esquecer do próprio processo. Motivou para assistir o filme "O poder além da vida". Partindo das Constituições, levando em conta o Evangelho e o filme, fez algumas motivações.

 

Por fim, com o carisma e missão capuchinho, avaliou-se as metodologias utilizadas nas fraternidades formativas, no conselho de formação inicial e no conselho da Custódia, considerando que o itinerário de discipulado deve levar à maturação. A formação como ação do Espírito, fazem corresponsáveis os formadores e, não direcionadores. Em seguida, cada frade partilhou sobre sua vida e o momento em que está vivenciando como sua experiência. Houve também a partilha sobre as etapas formativas. Há esperanças e ótimas expectativas sobre o momento em que a Custódia vive na formação e animação vocacional.

 

É perceptível a dedicação dos frades, de modo geral, e o alcance do objetivo, dentro do ideal proposto pelo Guia Pedagógico a partir das Constituições Capuchinhas. Participaram deste Encontro os freis Eliseu Menegat, Kellycio Medeiros Pereira, Darlan Dalmaso, Hélio Aparecido dos Santos, Hélio Meireles Gonçalves, Carlos Antônio Rodrigues da Silva, Gilceu Simões dos Santos, Nédio Pértile e Augusto Denardi.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Kellycio Medeiros Pereira (Sede da Custódia Provincial - Brasil Oeste)

Deixar um comentário