A partir do dia 12 de julho, a Capela Nossa Senhora de Fátima do Eremitério Frei Salvador, em Flores da Cunha, terá Celebração Eucarística mensal em honra ao Frei Salvador Pinzetta, sempre no segundo domingo, às 15 horas.
Cada missa será organizada por uma das 33 comunidades que integram a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, de Flores da Cunha, explica o pároco, frei Valdivino Salvador. “A iniciativa visa homenagear e propiciar aos devotos maior contato com uma das principais expressões de fé de Frei Salvador, que era de rezar todos os dias exatamente no local onde foi construído o Eremitério”, destaca.
O local, em meio à natureza, é o tradicional palco para a celebração da Romaria a Frei Salvador, realizada pela 27ª vez em junho com a presença de milhares de pessoas. No dia 20 de setembro ocorre no Eremitério uma festa com tríduo preparatório, missa solene, procissão e o tradicional almoço italiano.
Para o postulador da Causa de Beatificação de Frei Salvador, Dom Ângelo Domingos Salvador, “estas celebrações ajudam a divulgar e manter ativo o desejo dos devotos de tornar Frei Salvador santo, uma vez que temos conhecimento de inúmeros relatos de curas pela sua intercessão”, comenta Dom Ângelo.
Atualmente o Inquérito Diocesano sobre suas virtudes, realizado pela Diocese de Caxias do Sul, está sendo avaliado em Roma. A Fase Romana começou com a elaboração do Relatório da Causa, chamado Positio. Tal relatório está nas mãos do relator, Frei Vincenzo Criscuolo, desde 05 de dezembro de 2014. Em setembro e outubro, Dom Ângelo estará em Roma para proceder algumas emendas no material.
Depois de assinada pelo relator deverá ser impressa e cada membro da Congregação das Causas dos Santos receberá um exemplar. Quando estes tiveram estudado o relatório, o presidente da referida Congregação convocará uma Assembléia Plenária, sendo aprovada a Positio, o Servo de Deus, Frei Salvador, será declarado Venerável.
A partir de então, o processo retornará à Diocese de Caxias, para que realize novo Inquérito Diocesano, a fim de comprovar um milagre, necessário para a sua beatificação.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)