Tamanho do Texto:
A+
A-

Freis Capuchinhos gaúchos emitem nota sobre a tragédia de Brumadinho

26/01/2019 - 20h00
Em solidariedade às famílias e vítimas da tragédia ocorrida em cidade de Minas Gerais, no dia 25 de janeiro de 2019, os religiosos publicam nota.

Confira a nota na íntegra:

 

NOTA DE SOLIDARIEDADE 

"Deus é nosso refúgio e nossa força" Sl 46(45). 

Nós, Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, viemos por meio desta nota prestar solidariedade às pessoas atingidas pela tragédia ocorrida na cidade de Brumadinho – MG, aonde o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração,  ocorrido na tarde do dia 25 de janeiro de 2019, causou a morte e ferimentos de muitas pessoas, bem como um grave dano ao ecossistema local.  

Lamentamos com pesar os prejuízos materiais, os danos ambientais, e principalmente os falecimentos e ferimentos causados às pessoas, resultados desta tragédia.

Nossa solidariedade se faz manifesta na oração. Comunicamos que nas missas que já foram e serão celebradas neste final de semana por nós freis, em paróquias onde atuamos e em nossas fraternidades, estamos colocando uma prece especial pelas pessoas afetadas na tragédia. 

Oramos para que as famílias encontrem conforto e auxílio da sociedade e autoridades competentes neste momento de grande e profunda dor. E, mesmo tendo consciência de que algumas percas são irreparáveis, pedimos em oração que justiça seja feita no que se refere aos prejuízos materiais, aos danos ambientais e, principalmente, em relação às pessoas falecidas e feridas. Pedimos que Deus seja o refúgio e força de todos neste momento. Que os falecidos sejam acolhidos junto de Deus, em sua infinita bondade. Que os feridos sejam atendidos em suas necessidades de modo afável e que os que ainda estão desaparecidos sejam encontrados e salvos. 

Desejamos ainda que esta tragédia, que de certa forma já estava anunciada como tantas outras estiveram e estão, nos sirva novamente como um grande alerta!  Se faz mais do que urgente a atitude de abandonarmos os modelos de desenvolvimento que são utilizados hoje, que se  baseiam na exploração desenfreada e nada sustentável dos bens que nosso planeta produz com tanto esforço. Toda a ganância empregada nestes modelos só nos leva ao prejuízo e ocasiona graves tragédias humanas e socioambientais, como esta ocorrida em Brumadinho, aonde sobretudo os mais pobres da sociedade acabam afetados com as consequências.

É necessário que a humanidade empregue atitudes de maior cuidado em relação a preservação do ecossistema de nosso planeta e da vida de nossos irmãos e irmãs, principalmente os mais desamparados. Para este novo jeito de nos relacionarmos com a criação e as criaturas nos servem de modelos São Francisco de Assis e o próprio Jesus Cristo. Muito eles têm para nos ensinar, mas cabe a nós o interesse em aprender deles o que é necessário para que possamos viver a vida de forma mais plena e harmoniosa, evitando grandes tragédias como esta que se sucedeu. 

Por fim, comunicamos que estamos de luto juntamente com o povo brasileiro, sobretudo o povo de Brumadinho. Às famílias dos irmãos e irmãs que foram vítimas da tragédia, novamente reforçamos nossa solidariedade neste momento difícil, por meio de nossa oração e abraço fraterno e de amparo.

Recordando que Deus não esquece daqueles que Nele depositam a confiança e esperança, pedimos: “Senhor, vós sois nosso refúgio e força. Escutai e atendei nossa oração!".

Freis Menores Capuchinhos da Província Sagrado Coração de Jesus - Rio Grande do Sul. 

Caxias do Sul, RS, 26 de janeiro de 2019. 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Comunicação RS (Curia Provincial)

Deixar um comentário