O Calendário Antoniano,editado Pelos Capuchinhos, ganhou repercusão no final de semana, na serra gaúcha. Na casa destruída por um incêndio foi encotnrado intacto um Caledario da Associação Antoniana, que edita o clendario com o propósito de propagar a devoçao do Santo Franciscano, que foi comemorado no sábado 13. O calendário é do ano de 2003; a foto foi feita pelo frei Moacir Molon, e batida na Linha Odorico Mendes, no município de Antônio Prado; a primeira capela da localidade foi construída em 1892 e a atual capela data de1922.
Entenda o fato:
Os bombeiros que apagaram as chamas da casa que pegou fogo neste sábado, no bairro Forqueta, foram os primeiros a perceberem que uma imagem de Santo Antônio estava praticamente intacta. O fato inusitada ocorreu bem na data em que os católicos comemoram o dia do santo casamenteiro. Eles notaram a imagem na parede da casa enquanto faziam o rescaldo na residência, após o incêndio já ter sido controlado.
"Quando vimos a imagem, achamos que ela era de metal e não de papel. Foi bem inusitado, ainda mais que atrás dela, a parede também estava com tinta, enquanto o cômodo todo estava queimado" conta o 1º tenente Vanderlei da Silva, que era o oficial em serviço no sábado.
O incêndio ocorreu por volta das 16h, na Rua Marcelo Giácomo. Conforme Silva, foram deslocadas guarnições do Centro, do Desvio Rizzo e da Zona Norte de Caxias do Sul, para controlar as chamas. Como a casa era de madeira, porém, a estrutura foi praticamente toda consumida antes dos bombeiros chegarem.
Na hora em que o fogo começou, estava dentro da casa Renato dos Santos, 53 anos, que é deficiente físico. A mãe dele Maria dos Santos, 68, estava na área externa da casa colhendo ervas para fazer um chá.
Quem conseguiu socorrer Renato foi o irmão dele, Altemir dos Santos, 50. Ele reside nas proximidades e viu a fumaça vinda da casa da mãe.
— O Renato tinha emperrado a cadeira de rodas em uma porta, então peguei ele no colo. Na hora de sair, acabei caindo e machucando o rosto, mas ele não se machucou porque eu já estava em uma área sem fogo alto — conta Altemir.
A suspeita inicial é que as chamas tenham começado na cozinha, mas as causas oficiais ainda não foram divulgadas. Os bombeiros foram acionados pelos vizinhos de Maria.
A família agora se abriga na casa de conhecidos, enquanto recebe doações.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)