Tamanho do Texto:
A+
A-

Nanetto Pipetta e frei Aquiles Bernardi serão homenageados no desfile cênico da Festa Uva

21/01/2016 - 11h06
Os desfiles da Festa da Uva ocorrem de 18 de fevereiro a 6 de março em Caxias do Sul.

Um dos carros alegóricos do desfile destacará os intérpretes da cultura local. Entre eles, frei Aquiles Bernardi e sua criação: Nanetto Pipetta, ícone da imigração italiana.  A Festa da Uva de Caxias do Sul ocorre de 18 de fevereiro a 6 de março.

A Vita e Stòria de Nanetto Pipetta (Vida e História de Nanetto Pipetta) é uma narrativa de autoria do frei Aquiles Bernardi, publicada originalmente em forma de folhetim pelo jornal Staffetta Riograndense (Correio Riograndense) entre 23 de janeiro de 1924 e 18 de fevereiro de 1925.

Nanetto Pipetta era um personagem fictício, e a sua história descrevia, em talian, a vida dos primeiros imigrantes italianos na serra gaúcha. A receptividade quando de sua publicação foi enorme, e hoje o personagem é interpretado como um símbolo das utopias acalentadas pelos imigrantes em contraste com a dura realidade que enfrentaram na empreitada colonizadora.

Em 1937 a coletânea de crônicas foi reunida em livro, intitulado Vita e Stòria de Nanetto Pipetta – Nassuo in Itália e vegnudo in Mèrica par catare la cucagna, com ilustrações de frei Gentil de Caravaggio. Apesar do sucesso, o Nanetto foi condenado à clandestinidade durante a II Guerra Mundial, quando o governo de Getúlio Vargas desenvolvia uma política nacionalista que reprimia estrangeirismos. Em 1956 foi reeditado por Virgínio José Bortolotto, sendo rapidamente esgotado. Hoje já está na sua quarta edição, contabilizando um total de 150 mil exemplares. A história de Nanetto já está presente nas bibliotecas italianas e já foi objeto de vários estudos acadêmicos. Recebeu uma continuação a partir de 1990, escrita por vários autores também em talian, e publicada pelo mesmo jornal.

 

 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)

Deixar um comentário