A Festa Nacional da Uva de Caxias do Sul, que é realizada até 6 de março, na Serra gaúcha é palco para o Nanetto Pipetta, personagem da Vita e Stòria de Nanetto Pipetta (Vida e História de Nanetto Pipetta) narrativa de autoria do frei Aquiles Bernardi, publicada originalmente em forma de folhetim pelo jornal Staffetta Riograndense , e atualmente no Correio Riograndense.
O personagem ganha em um carro alegórico um destaque como fazendo parte da cultura e identidade da imigração italiana. Nanetto Pipetta era um personagem fictício, e a sua história descrevia, em talian, dialeto dos descendentes dos imigrantes italianos, a vida dos primeiros imigrantes italianos na serra gaúcha. A receptividade quando de sua publicação e hoje o personagem é interpretado como um símbolo das utopias acalentadas pelos imigrantes em contraste com a dura realidade que enfrentaram na empreitada colonizadora.
O personagem também conta com um monumento no parque de Eventos da festa da Uva, destacando a importância do frei Aquiles Bernardi na cultura do Rio Grande do Sul.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)