Nos dias 24 e 25 de agosto de 2019, nas dependências do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Caxias do Sul - RS, aconteceu o II Capítulo da Fraternidade do TAU-04 de Flores da Cunha.
Participaram do encontro 52 jovens florenses, com idades dos 12 aos 16 anos, os quais ingressaram no TAU-04 que integra o Movimento da Juventude Capuchinha.
Auxiliaram durante as diversas atividades do final de semana, guardiães (adultos) e irmãos e irmãs (jovens) da Fraternidade do TAU-04 de Caxias do Sul. Por parte dos Capuchinhos estiveram presentes os freis: Bruno Agostineto - orientador espiritual do TAU-04 no RS, Edson Gilberto Cecchin - Pároco de Flores da Cunha e Vandrigo Zacchi.
O encerramento aconteceu na Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, junto da comunidade paroquial, em Flores da Cunha - RS.
O termo "Capítulo" é a denominação dada ao retiro do TAU-04, que é realizado a cada ano para que mais jovens possam fazer parte da "Fraternidade", termo que denomina cada grupo já existente.
TESTEMUNHO
Por ocasião deste momento, nos concedeu entrevista um dos jovens que faz parte do TAU-04 e esteve no II Capítulo de Flores da Cunha. Ele se chama Eduardo Luza, tem 14 anos.
Questionado sobre quando ele iniciou no Movimento e como foi participar de seu primeiro Capítulo, para ingressar na Fraternidade do TAU-04, Eduardo relatou: "Comecei em 2018, quando participei no II Capítulo da Fraternidade do TAU-04 de Caxias do Sul. Para mim foi uma experiência única. Por questão de sigilo que temos no TAU não posso partilhar muito do que fazemos no retiro, mas posso afirmar que é um momento intenso e especial. Eu me coloquei à disposição e consegui realmente vivenciar e sentir cada momento de formação e espiritualidade que foram propostos. O Capítulo meu ajudou muito, mudou meu jeito de entender e viver a vida."
Questionado sobre o II Capítulo de Flores da Cunha, como ele percebeu e ajudou já sendo membro da Fraternidade do TAU-04, Eduardo relatou: "No II Capítulo de Flores da Cunha eu auxiliei como 'vice-mestre'. Nossa, foi muito mágico poder estar junto com a outra jovem, que era a 'mestra', mais a frente do Capítulo. É bom ter uma maior intimidade com os noviços(as), pois é assim que chamamos os (as) jovens que estão participando pela primeira vez para ingressar no TAU. É maravilhoso, após os 'bate-papos' (como chamamos os momentos de palestra), ou mesmo nos encontros e animação, ver o sorriso no rosto dos jovens. É uma experiência muito gratificante. No final do Capítulo fica aquele sentimento de trabalho feito e bem realizado. Aproveito para agradecer a todos (as) do TAU-04 de Flores da Cunha pela confiança que têm em mim."
Para finalizar questionamos como que Eduardo percebe e sente o TAU-04 na vida dele, o que significa fazer parte da Fraternidade, junto de outros jovens, adultos e freis, ele nos respondeu:
"Desde quando voltei do meu primeiro Capítulo, não digo que frequentei sempre os encontros do TAU, mas todos os finais de semana que não tenho outros compromissos com a escola ou família, estou presente no TAU-04. De início eu ia até Caxias do Sul participar, na Paróquia Imaculada Conceição, mas como ficava um deslocamento muito grande pra mim ir todo o final de semana até lá, passei a fazer parte da Fraternidade aqui de Flores da Cunha, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
É maravilhoso poder participar. É normal que, às vezes, durante a semana eu fique triste ou me sinta sozinho, essas coisas parecem corroer por dentro, mas saber que o final de semana vai chegar e o TAU tem encontro é ótimo. Lá a gente se alegra de novo! O TAU mudou diversas coisas na minha vida, uma delas foi meu envolvimento nas missas e demais atividades da Paróquia e da Fraternidade, aliás, sempre que tem eventos eu procuro ajudar. Não posso esquecer de falar nas verdadeiras amizades que a gente vai criando dentro da caminhada. Sobre a presença do TAU-04 na minha vida eu posso dizer: amo mais que tudo." e assim o jovem Eduardo Luza (14 anos), que é irmão na Fraternidade do TAU-04 de Flores da Cunha, conclui seu relato.
A CAMINHADA PROSSEGUE
Atualmente em Flores da Cunha, com a realização do II Capítulo, já são cerca de 100 jovens que integram a Fraternidade do TAU-04. A fraternidade local segue com seus encontros semanais. Os jovens, de 12 a 16 anos, que desejarem saber mais sobre como ingressar nesta caminhada junto ao TAU-04 em Flores da Cunha podem entrar em contato com a Paróquia pelo telefone: (54) 3292.1443 ou falar com os Freis Capuchinhos que atendem a cidade.
SAIBA MAIS:
Entenda um pouco sobre as nomenclaturas do TAU 04
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)