Entre os dias 5 e 13 de fevereiro, os conselheiros provinciais da Província do Rio Grande do Sul, freis Nilmar Gatto e Eudes Capellari estiveram em visita à Delegação Provincial no Haiti. A visita dos conselheiros faz parte da agenda provincial que objetiva conhecer a realidade e apoiar os frades na missão.
A visita é maior que uma simples agenda provincial, afirma frei Nilmar Gatto. “Somos uma fraternidade de irmãos e é nosso dever fraterno acompanhar e nos aproximarmos mais da missão dos nossos frades no Haiti. Temos um compromisso com o Ministro Geral e com a Ordem, devemos ser uma presença no país, de solidariedade de fraternidade e compromissos com os mais necessitados, queremos estar próximos, mas sermos presença de São Francisco entre os haitianos", explica Gatto.
Frei Eudes ressalta que a presença dos irmãos capuchinhos no Haiti é corajosa e desafiadora, “nossa presença nas áreas de risco sempre foram marcas dos capuchinhos, queremos evangelizar a partir da educação, saúde e assistência às pessoas”, salienta o conselheiro provincial que foi ao país pela primeira vez.
A delegação no Haiti conta com uma dezena de frades nativos e a participação de frades canadenses, franceses e brasileiros.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)