No domingo, dia 08 de setembro de 2019, aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria – RS, a apresentação oficial do Grupo TAU-04 (Testemunhas do Amor Universal de Francisco de Assis), para toda a comunidade. A apresentação foi realizada durante a missa das 20hs, na sequência foi realizado um jantar com a presença dos jovens e seus familiares, adultos e freis que acompanham o movimento.
A implantação do TAU-04 em Santa Maria começou em novembro de 2017. Depois de quase um ano de tentativas, ao longo do ano de 2018, por volta do mês de novembro, o processo começou a ganhar força. Em 2019, com o apoio de lideranças da Paróquia Fátima de Santa Maria, o grupo foi se estruturando com rapidez. Depois de alguns meses de reuniões e planejamento, no dia 30 de agosto e 1º de setembro de 2019, 10 jovens, da Paróquia Fátima, participaram do II Capítulo do TAU-04 na cidade de Marau – RS, dando assim início às atividades do grupo em Santa Maria.
Os (as) 10 primeiros jovens são: Ana Carolina Pozzebon; Antonio Ladagir Silva da Silva; Felipe da Cruz Martins; Felipe de Souza Groni; Gabriele Machado da Silva; Gustavo dos Santos Brum; Nicolas da Silva Coelho; Rafael Antônio Machado Almeida; Thaís Soares Mignoni; e Vitória Salete Giambelli Barbieri. Tendo vivenciado a experiência de seu primeiro “Capítulo”, nome dado ao retiro que todo jovem precisa realizar para integrar oficialmente o movimento, os (as) dez jovens agora formam uma “Fraternidade”, sendo considerados “Irmãos e Irmãs” no TAU-04. Os jovens, por serem o público alvo do movimento, serão protagonistas de cada ação realizada.
Integram também a Fraternidade do TAU-04 de Santa Maria, os adultos: Auriston Quinhones; Carolina de Sousa Groni; Cláudia Cristina Cardoso Coelho; Daniel Marchiori Damião; Gerusa Pauli Kist Steffen; Luiz Alfredo Bueno Coelho; Maiandra Judith de Quadros Saldanha; Maria Aparecida Dornelles de Lima; Maria de Fátima Machado de Barcelos; Nara Simone de Sousa Groni; Ricardo Steffen, Mara da Cas; Vergílio da Cas; e Wunibaldo José Groni, eles são chamados de “guardiães” e têm por missão auxiliar na condução das atividades, estruturação e economia do grupo. Nos dias 30 de agosto e 1º de setembro alguns adultos acompanharam os jovens no Capítulo em Marau, outros acompanharam as famílias dos jovens em Santa Maria.
Frei Rafael Candinho Botelho, que reside em Santa Maria e estuda Filosofia, é o orientador espiritual da Fraternidade local do TAU-04, tem por missão acompanhar os jovens e adultos nas atividades realizadas desde a implantação, dando suporte espiritual e formativo, dentro de uma perspectiva da fé cristã e do carisma franciscano-capuchinho.
O TAU-04 em Santa Maria, no ano de 2020, já tem previsto para o final do mês de maio a realização do seu I Capítulo, onde serão acolhidos (as) mais 40 jovens para integrar a fraternidade local. Mais adiante serão noticiadas novidades sobre este Primeiro Capítulo na Página Oficial do Grupo no Facebook.
Confira algumas fotos dos diversos momentos da Implantação do TAU-04 em Santa Maria, na galeria (parte superior desta matéria).
SAIBA MAIS
O que é o TAU-04?
O TAU-04 é um grupo que integra o Movimento da Juventude Capuchinha. É formado por jovens (dos 12 aos 17 anos), adultos e freis. É um dos projetos dos Capuchinhos do RS, dentro da área pastoral e da animação vocacional, que visa proporcionar aos jovens das paróquias atendidas pelos freis uma experiência fraterna e eclesial, despertando neles o espírito de liderança, favorecendo o cultivo das virtudes humanas e cristãs a partir da Palavra de Deus e do carisma franciscano-capuchinho.
Hoje o TAU-04 está presente nas seguintes paróquias: Imaculada Conceição – Caxias do Sul; Nossa Senhora de Lourdes – Flores da Cunha; Cristo Rei – Marau; Santa Teresinha – Nicolau Vergueiro; Nossa Senhora Medianeira – Barros Cassal; Nossa Senhora de Fátima – Santa Maria; e em fase de implantação nas paróquias: Santo Antônio – Lagoa Vermelha, São José – Pelotas (Fragata) e São Luiz Rei - Ipê.
O TAU-04 possui nomenclaturas próprias, por ter sua base no carisma franciscano-capuchinho, veja alguns casos: Fraternidade - é o termo utilizado para denominar cada grupo do TAU 04; Guardião/guardiães - é o termo utilizado para denominar os adultos que acompanham as fraternidades; Irmão/ã - é o termo utilizado para denominar os jovens que já participam do TAU 04 há mais tempo; Noviço/a - é o termo utilizado para denominar os jovens que participarão do Capítulo do TAU 04; Capítulo - é o termo utilizado para denominar o retiro anual que cada Fraternidade do TAU 04 realiza, a fim que mais jovens possam integrar o movimento; Orientador Espiritual - é o termo utilizado para denominar o frei que acompanha uma ou mais fraternidades do TAU 04.
Breve histórico do surgimento do TAU-04
A primeira reunião para planejar o movimento aconteceu no dia 31 de agosto de 2016, na Sala da Pastoral da Juventude da Paróquia Imaculada Conceição de Caxias do Sul - RS. Já na quarta reunião, dia 16 de novembro do mesmo ano, o movimento teve o nome TAU-04 abençoado e confirmado pelo então provincial dos freis franciscanos capuchinhos do RS, frei Cleonir Paulo Dalbosco (atualmente bispo diocesano de Bagé – RS).
As primeiras formações e o primeiro retiro contaram com o auxílio do movimento ONDA (Objetivo Novo de Apostolado) da Paróquia São Pio X de Canoas - RS. Nos dias 3 e 4 de junho de 2017 nove jovens e dez adultos de Caxias do Sul fizeram o retiro do ONDA de Canoas. O ONDA foi fundamental para a estruturação do TAU04.
Com o passar dos anos, o TAU-04 foi sendo implantado em outras paróquias onde atuam os Freis Capuchinhos do RS. O movimento, hoje, continua a se expandir. Até o momento 363 jovens já passaram por algum capítulo do TAU-04. No mês de setembro de 2019, serão totalizados 431 jovens que já tiveram contato com o movimento em nível de Rio Grande do Sul.
Como implantar o TAU-04 em sua Paróquia?
Há três critérios básicos para levar o TAU-04 para sua paróquia:
1) A Paróquia deve estar sob responsabilidade e receber atendimento dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul;
2) O Pároco e o Conselho de Pastoral Paroquial devem estar de acordo em dar pleno apoio ao projeto;
3) É necessário entrar em contato com o orientador espiritual do TAU 04 em nível de Estado - que atualmente é o frei Bruno Agostineto - o qual visitará a paróquia e apontará os encaminhamentos a serem realizados pela mesma.
Entre em contato pelo email: [email protected]
A sigla TAU-04 possui o seguinte significado:
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Cristian Martins Almeida (Equipe de Assessoria de Mídias - Capuchinhos RS)