A Fraternidade do Convento São Boaventura dos Freis Capuchinhos e a Paróquia Cristo Rei de Marau promovem dia 31 de dezembro, segunda-feira, a 3ª edição do evento conhecido como “Bênção do Ano Novo”.
A Bênção do Ano Novo acontece no município gaúcho de Marau, no Praça Elpídio Fialho, localizada no centro da cidade. Às 9h acontece a abertura da terceira edição com a realização da bênção geral, o encerramento está previsto para as 17h30min.
Cerca de quatorze freis estarão na praça, disponíveis para ministrar uma especial bênção às pessoas que passarem pelo local e assim o desejarem. O intuito da bênção é principalmente para que o ano de 2019 possa começar bem e ser vivenciado de forma harmoniosa, a partir da experiência do cultivo da espiritualidade e da religiosidade.
Em caso de chuva o evento NÃO será cancelado, continua a acontecer na Praça, embaixo da cobertura que fica em frente aos banheiros públicos.
Como acontece desde a primeira edição continuam apoiando o evento, na parte da divulgação, a Tua Rádio Alvorada e a Rádio Maisnova. Em 2018 a Bênção do Ano Novo oficialmente ganha mais um apoiador de divulgação, o Jornal Folha Regional.
A BÊNÇÃO DO ANO NOVO - BREVE HISTÓRICO
A 1ª edição aconteceu no final de 2016. A iniciativa surgiu a partir da experiência que alguns freis noviços, residentes em Marau naquele ano, vivenciaram na Bênção de Natal realizada pelos Freis Capuchinhos em Caxias do Sul, RS. Ao retornarem entusiasmados de Caxias, os jovens freis acharam interessante que também a população marauense tivesse a oportunidade de ter um momento especial de bênçãos na praça da sua cidade, a fim de aproximar ainda mais a comunidade dos próprios freis e propor motivações positivas para que as pessoas comecem o ano bem, a partir da espiritualidade e da religiosidade.
A ideia inicial era que fossem realizadas bênçãos em preparação ao Natal, como já é costume em outras cidades gaúchas onde há a presença dos Capuchinhos, porém a data já estava próxima e haveria pouco tempo para a divulgação do evento. No entanto, a partir de diálogos com os freis do Convento São Boaventura e com o pároco da Paróquia Cristo Rei de Marau, frei Miguel Debiasi, foi decidido que no dia 31 de dezembro de 2016 os religiosos vestiriam o hábito, iriam até a praça e realizariam um momento de bênção para o ano novo às pessoas que assim desejassem.
Foi assim que surgiu a iniciativa, que foi idealizada, planejada e executada de forma instantânea e muito prática. Na primeira edição a bênção foi divulgada por cerca de nove dias durante as missas da Paróquia Cristo Rei e na programação da Tua Rádio Alvorada e Rádio Maisnova, que se tornaram importantes apoiadoras do evento, por meio do superintendente frei Renor A. Pegoraro.
Em 2017, devido ao êxito da primeira edição realizou-se a segunda, que contou com uma multidão ainda maior de fieis. Este ano, os realizadores e apoiadores esperam que o público cresça ainda mais em participação.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Cristian Martins Almeida (Frat. Santa Maria)