No último dia 26 de junho a Paróquia São José de Pelotas perdeu um grande colaborador: Diácono Permanente Altair Gonçalves. A missa de corpo presente celebrada na manhã do dia 27 na Igreja São José contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Pelotas, D. Jacinto Bergmann, do Bispo emérito D. Jayme Chemello, dos freis da paróquia, sete presbíteros e treze diáconos permanentes, estando a igreja lotada de fiéis.
Nascido no dia 11/10/1946 e ordenado Diácono dia 18/05/2003 na São José. Casado com Nara Maria Krüger Gonçalves, com quem tinha três filhos: Andréia, Gustavo e Matheus. Entre outras atividades exercia voluntariamente o verdadeiro trabalho do diácono: o cuidado com a mesa dos pobres, coordenando o banco de alimentos para 52 famílias de desempregados em situação de vulnerabilidade social acompanhados pela Paróquia São José com entrega de rancho mensal e doação de agasalhos a famílias necessitadas. Presidia a Celebração da Palavra em diversas comunidades da paróquia, administrando também o sacramento do Batismo. A Missa de 7º dia acontecerá no dia 2 de Julho, às 18:30 Hrs.
A Paróquia São José sempre teve um histórico de valorização do leigo na Igreja. Conta com grande número de ministros extraordinários da palavra e eucaristia e quatro diáconos, sendo Altair o segundo diácono na história da paróquia e primeiro que vem a falecer. Conta também com mais três homens de fé em formação teológica na Escola Diaconal Nei Passos que, possivelmente, venham a se tornar diáconos no próximo ano.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por (Frat. São José (Pelotas))