No sábado 06 de junho, das 9h às 16h na Capela São Carlos, Vila Urlândia, em Santa Maria (RS), acontece Promoção da Ação Social São Frei Pio, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Haverá venda de roupas e objetos novos e usados com preços acessíveis.
Nas edições em anos anteriores, centenas de pessoas adquirem material, roupas, calçados e muitos outros itens, o valor dos produtos é muito barato.
A Ação Social São Frei Pio tem sua sede ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria, onde atuam os freis Capuchinhos.
Essa entidade recebe muitas doações, são aproximadamente 40 voluntárias, que classificam, reciclam, confeccionam e costuram.
Tem vários trabalhos, reaproveitamento de malhas e tecidos, fazem colchas de lã, fazem tricô, almofadas, tapetes, de cobertores a sapatinhos.
Também são atendidas mais de 70 famílias, que recebem alimentos, roupas, calçados e cuidados.
Para conseguir alimentos, além das doações, que as vezes são insuficientes, é realizado um Chá Bazar, e o dinheiro adquirido com a venda de ingressos é investido em compra de produtos para ajudar famílias carentes. O próximo chá bazar será dia 18 de junho, 15h30, no salão paroquial Nossa Senhora de Fátima.
Tem setores e salas, cada área tem coordenadores. O grupo, todas voluntárias, se encontram nas segundas e quartas-feiras.
Atualmente a coordenadora é Etel Cléia Dias, a vice-coordenadora Tânea dos Santos, tesoureiro Marina Porciuncula, segundo tesoureiro Liliane Barros e secretária Margarete Braga.
A Ação Social teve sua inauguração em 11 de maio de 1999 com frei Cleonir Dalbosco, que era Pároco na Igreja Nossa Senhora de Fátima. A entidade tinha por nome Ação Social Nossa Senhora de Fátima. A Coordenadora era Sônia Miranda.
Com a presença do Pároco Frei Luis Turra, a partir de 2003, continuou-se investindo na construção das salas e também motivou para a devoção de São Frei Pio, dando o nome para Ação Social São Frei Pio.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Darci Trucolo (Frat. Santa Maria)