Os organizadores da 2ª edição do Mão Amiga Gourmet – Cozinhando para o bem, evento beneficente que tem o objetivo de arrecadar recursos para a ampliação do número de crianças atendidas pelo Mão Amiga, um dos projetos sociais dos Capuchinhos, estão trabalhando para atingir a meta que é de reunir um público de 700 pessoas, no dia 26 de setembro, às 20 horas, no Restaurante Tulipa, no Parque de Eventos da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul.
O evento contemplará 14 cozinhas e cada uma delas terá cinco chefs de ocasião, que utilizarão em seus cardápios o tempero da solidariedade. Em média, cada cozinha servirá 50 pessoas com um menu variado que inclui massas, risotos, peixes, carnes e saladas, sobremesa e bebidas. O coordenador do Mão Amiga Gourmet, Luceval Delazzeri, informa que dentre os cozinheiros foram escalados, políticos, religiosos, desportistas, representantes de instituições, entre outros, “todos trabalhando juntos em prol do projeto que visa um futuro melhor para as crianças”, salienta o coordenador. A iniciativa conta com a participação de 56 empresas parceiras, apoiadores e patrocinadores.
O ingresso custará R$ 120,00 e a arrecadação será revertida o Projeto Mão Amiga, que compra vagas em escolas de educação infantil particulares para crianças de zero a seis anos, que não conseguem vaga no ensino gratuito. Metade da mensalidade é paga pelo projeto e a outra metade pelos pais, que são encaminhados ao mercado de trabalho e incentivados a manterem-se em atividade. O presidente do projeto Mão Amiga, Juarez Fochesatto, estima que mais 30 crianças serão beneficiadas por um período de um ano pela ação solidária.
Serviço:
O que: Mão Amiga Gourmet
Quando: 26 de setembro
Programação: Missa, às 19 horas, na Réplica da Catedral Santa Tereza; Jantar, às 20 horas, no Restaurante Tulipa (ambos no Parque de Eventos da Festa da Uva)
Quanto: R$ 120,00
Vendas de ingressos: com Mauro Trojan, pelo fone: (54) 9112.0304 [email protected]
Informações: Juarez Fochesatto: (54) 8118.9063 - [email protected]; Mauro Trojan: (54) 9112.0304 - [email protected]; Luceval Delazzeri, (54) 9971.2615 - [email protected]
Histórico do evento:
O Mão Amiga Gourmet surgiu inicialmente como TI na Cozinha, em 2009, fruto da comemoração da data de fundação de uma empresa de informática associada ao Trino Polo. O objetivo era reunir as empresas do segmento para confraternizar e doar a renda para uma instituição filantrópica. Desde 2014, o Projeto Mão Amiga abraçou o evento e, em conjunto com o Trino Polo, busca ampliar a participação de novos padrinhos, entidades e empresas privadas.
Projeto Mão Amiga – criado em 7 de setembro de 2009 por um grupo de voluntários, motivado pelo frei Jaime Bettega e sensibilizado com o número elevado de crianças em situação de vulnerabilidade social. O Mão Amiga acolhe as famílias que possuem crianças de zero a seis anos, que não foram contempladas com vagas nas escolas de educação infantil públicas do município de Caxias do Sul e encaminha para escolas particulares de educação infantil, parceiras do projeto, que reduzem os valores das mensalidades. O projeto paga 50% do valor da mensalidade da criança beneficiada e o restante é pago pelos pais, diretamente à escola parceira, sendo que um dos critérios é os pais estarem trabalhando.
Atualmente, o projeto possibilita o acesso de cerca de 1,3 crianças em mais de 90 escolas particulares de educação infantil. O projeto é mantido com doações de 900 padrinhos, eventos e recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-COMDICA e Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul. O Mão Amiga tem sede na Rua General Sampaio, 161 - Bairro Rio Branco, Caxias do Sul
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Lefan - Legião Franciscana de Asistência aos Necessitados)