Solidariedade e lazer estiveram presentes no entorno da Réplica de Caxias do Sul, no Parque de Eventos da Festa da Uva, na tarde deste domingo (13), durante o 4º Piquenique Solidário, ação beneficente com renda totalmente revertida para o Projeto Mão Amiga. O evento, que contou com a participação de cerca de duas mil pessoas, teve a bênção do coordenador do projeto, Frei Jaime Bettega, e a presença de lideranças empresariais e políticas.
À tarde ensolarada contribuiu para que famílias e amigos vivessem momentos de confraternização e simplicidade ao ficaram sentadas no gramado degustando delícias gastronômicas do kit-piquenique (sanduíche, pão de queijo, cuca doce, biscoito doce, biscoito salgado, pipoca doce, bombom, maçã, banana, picolé, achocolatado, iogurte, água e suco, entre outras) que o ingresso dava direito. Segundo uma das organizadoras pelo evento, Fúlvia Stédile, “a meta foi cumprida com a venda de 900 kits e a participação de aproximadamente duas mil pessoas”, afirma. A presidente do Mão Amiga, Nina Schauren, informa que a venda dos ingressos e os patrocínios contabilizaram uma arrecadação de 30 mil reais. “Este valor ajudará o Mão Amiga a inserir mais crianças de zero a quatro anos, que não foram contempladas com vagas nas escolas públicas de educação infantil do município. Atualmente, o projeto atende 600 crianças”, ressalta.
A pequena Lívia Matias, de apenas nove meses, estava acompanhada dos pais, avós e padrinhos. A estreia no Piquenique foi da família toda, e o pai da menina, Leonardo Matias, comprometeu-se a participar do evento no próximo ano, para segundo ele, “despertar na filha desde criança o espírito de solidariedade”. Outra família que esteve no Piquenique foi a de Maicol Souza e Andrea Bonifácio, que aproveitaram o domingo com os três filhos, Ana Rita (sete anos), Nicole (10) e Victor (13). Os pais acham importante estarem juntos em família para o lazer e participar de momentos assim para ajudar quem mais precisa. “Nosso plano é nos tornarmos voluntários, nos engajando em algum projeto social da cidade e participar de outros eventos como este”, afirma Andrea.
Na ocasião, Frei Jaime agradeceu o envolvimento dos cerca de 60 voluntários do Mão Amiga na confecção dos kits, parceiros e apoiadores que doaram os produtos, assim como as pessoas que demonstraram solidariedade ao participaram do Piquenique. “Conhecemos Caxias por muitas facetas, através do Mão Amiga e da Lefan, conheço o lado bondoso desta cidade”, destacou. Para o frei, “o Piquenique provoca alegria nas pessoas em contribuir para a solução de um problema social pontual, a falta de vagas para crianças carentes. Além disso, é um fortalecimento de vínculos familiares e de amizade, uma celebração da vida na construção de uma nova história no horizonte da dignidade, com dias de mais esperança, paz e justiça” conclui.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Lefan - Legião Franciscana de Asistência aos Necessitados)