Durante Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, realizada na noite desta terça-feira (24), a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos no Rio Grande do Sul recebeu homenagem pelos 120 anos da chegada dos primeiros freis franceses em solo gaúcho. A proposta foi apresentada pela vereadora Denise Pessôa (PT), que em sua manifestação fez um relato da história dos franciscanos, de São Francisco de Assis ao Papa Francisco, ressaltando aspectos históricos da fraternidade, o carisma e a importante atuação dos freis no desenvolvimento da sociedade.
O secretário da Receita Municipal, Paulo Dahmer, que representou o prefeito Alceu Barbosa Velho, listou os projetos sociais que a Prefeitura de Caxias do Sul mantém com a Lefan – Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados e o quanto estas parcerias representam para a área social do município. Segundo ele, a partir desta relação firmada com os Capuchinhos foi possível aumentar quatro vezes o atendimento aos mais necessitados.
O ministro provincial, Frei Cleonir Paulo Dalbosco, baseou o seu discurso nas três palavras que compõe o lema dos 120 Anos – Gratidão, Paixão e Esperança. Segundo ele é preciso demonstrar gratidão a Caxias do Sul, local onde os freis mantêm a sede provincial e desenvolvem um importante trabalho com o apoio da comunidade; paixão em sentir no coração as coisas de Deus instigando a fazer o bem; e esperança na construção de um amanhã melhor. “Nosso objetivo é atuarmos na construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna com o direito de todos viverem com dignidade”, salientou.
Na ocasião, foi apresentado um vídeo com imagens dos freis atuando nas mais diversas frentes ao som do hino dos 120 anos, composto pelo frei Luiz Carlos Suzin e interpretado pela Família Guerra. A homenagem foi prestigiada por mais de 10 freis, autoridades, colaboradores, voluntários e usuários dos projetos sociais, mantidos pelos Capuchinhos.
A relação dos freis com comunidade caxiense está amplamente ligada ao atendimento espiritual realizado através da Paróquia Imaculada Conceição do bairro Rio Branco e suas quase 30 comunidades, e ao desenvolvimento de projetos sociais comandados pela cinqüentenária Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados – Lefan, apoiados por veículos de imprensa, a editora e gráfica, Calendário Antoniano, Museu dos Capuchinhos e, há poucos meses, pela Cantina dos Frades.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Carlos Romanini (Frat. Imaculada Conceicao)