Nos dias 05 a 08 de abril, realizou-se no convento de Gibilmanna o Capítulo Provincial da Província dos Capuchinhos de Messina (Itália). Dessa província chegaram, em 1936, os capuchinhos responsáveis pela implantação da Ordem em Minas Gerais, gerando entre as duas circunscrições um laço de fraternidade que rcompleta 80 anos.
O Capitulo Provincial, ou seja, o consenso dos irmãos, é o órgão supremo de decisão na vida de uma Província. Além de definir as linhas de ação para os próximos três anos, o Capítulo elege o Ministro Provincial e seu Conselho. Em Messina, foram eleitos: Ministro Provincial: Frei Felice Cangelosi (reeleito); Vigário Provincial: Teodoro di Bella; 2º Conselheiro: Frei Alfio Nicoloso; 3º Conselheiro: Frei Cataldo Manzone; 4º conselheiro: Frei Luigi Saladdino.
Participaram do Capítulo da "Província Mãe" o Ministro Provincial de Minas Gerais, Frei Sebastião Lázaro de Oliveira, e Frei Carlos Fabiano, que neste ano celebra 50 anos de sua ordenação presbiteral. Confira a mensagem de Frei Sebastião Lázaro aos capitulares clicando aqui.
Que o Espírito conduza nossos irmãos de Messina na fraternidade e no apostolado, como autênticos menores, testemunhas de Francisco de Assis.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei João Ferreira Júnior (Cúria MG)