Tamanho do Texto:
A+
A-

Seguem as atividades do Capítulo Provincial dos Capuchinhos de Minas

28/07/2016 - 11h37
Apresentação dos relatórios trienais e discussões em torno à atualização de documentos provinciais marcaram o terceiro dia do Capítulo

No terceiro dia do XIII Capítulo Provincial, 27 de julho, os frades iniciaram o dia com a Celebração Eucarística, às 07h, sob a presidência de Frei Fabrício Ferreira. Frei Sérgio Dal Moro abriu as atividades do dia convidando o moderador Frei Fabrício para dinamizar os trabalhos. Prosseguindo com a programação, Frei Fabrício convidou à mesa Frei Sebastião Lázaro, Ministro Provincial cessante para apresentar seu Relatório Trienal. Em seguida, após um breve intervalo, foi convidado o Ecônomo Provincial, Frei Mário Mazuchi para também apresentar seu Relatório Econômico Trienal. Frei Sérgio submeteu à aprovação dos frades ambos os relatórios que, por unanimidade, foram aprovados.

Frei Fabrício convidou à mesa Frei Carlos Silva, Ministro Provincial dos Capuchinhos de São Paulo. Frei Carlos se dirigiu aos frades com entusiasmo por este momento que as Províncias do sudeste estão vivenciando, o Noviciado interprovincial. Após, Frei Emilio Mocciaro, representante da Província-Mãe de Messina foi convidado à mesa e manifestou aos frades a alegria de estar presente na Província de Minas Gerais, em nome de Frei Felice Cangelosi, seu Ministro Provincial. Disse também aos frades que a Província de Messina é uma Província anciã e que devemos olhar com carinho para ela, para que continue a irradiar o carisma capuchinho naquela porção da Itália.

Após o almoço, Frei Fabrício passou a palavra a Frei João Júnior, para encaminhar os trabalhos em grupo no que se tratava da reforma da Forma de Vida, documento que regulamenta internamente a Província dos Capuchinhos de Minas Gerais. A tarde foi finalizada com um momento orante.

Após o jantar, os frades retornaram à sala capitular para uma noite cultural, onde foram lançados livros de alguns irmãos, com declamação de poesias, capoeira, músicas, além da apresentação de um vídeo organizado pela equipe de Preparação e Celebração dos 80 anos de presença cacpunhinha em Minas. O vídeo relembrou a história da Província, trouxe fotos e depoimentos de pessoas que conheceram os frades nos lugares onde já houve preença capuchinha, até chegar aos dias de hoje.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Fabrício Ferreira Rosa (Cúria MG)

Deixar um comentário