Em vista do 25º Capítulo Provincial, que acontecerá dentro de 2 meses, mais de 30 frades capuchinhos de São Paulo se reuniram entre os dias 20 e 22, no Seminário São Fidélis, em Piracicaba - SP, para discutir propostas para a assembleia eletiva de outubro.
Segundo o Frei Denilson Spironello, que coordena a comissão que prepara o Capítulo, a reunião foi necessária devido ao pouco tempo que há para debates mais aprofundados em outubro. "São diversos assuntos que norteiam a nossa vida: a missão, a vocação, a economia... é preciso lançar luz sobre esses temas para que em outubro tenhamos mais clareza dos assuntos".
Esta reunião também chama a atenção para a dinâmica da vida administrativa dos franciscanos capuchinhos. É comum encontrar pessoas que não compreendem como e por quem as decisões acerca da vida dos frades são tomadas. Frei Denilson recorda que estas reuniões são importantes para "ouvir o irmão". Segundo ele, a partir do modo capuchinho de enxergar a vida fraterna, o ato de ouvir o outro é uma forma de ouvir o que Deus tem a dizer. "Quando decidimos em cojunto, quando as discussões são bem ouvidas e debatidas, temos possibilidades maiores de acerto. Vamos, juntos, trilhando um caminho em cojunto, faz parte do nosso carisma. Por causa das diferenças temos outro ângulos, conhecendo outras opiniões e realidades que muitas vezes sozinhos não enxergamos".
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)