Tamanho do Texto:
A+
A-

'Santa Missa Jovem': também somos Igreja hoje!

30/10/2017 - 12h46
Gabriel, Juliana e Jaqueline cantam músicas da Igreja e ajudam grupos de paróquias e comunidades.

Jaqueline, Gabriel e JulianaJaqueline Pallisser, Juliana Bueno e Gabriel Santos. São três os responsáveis por quase 12 milhões de visualizações na internet com o Santa Missa Jovem. Os amigos, que se conheceram em um grupo de jovens da Paróquia São Vicente de Paulo, em Londrina - PR, produzem conteúdos para o Youtube de um jeito simples: Jaqueline e Gabriel cantam, em cima de uma cama, músicas da Igreja. 

Acompanhávamos o Santa Missa Jovem e não conhecíamos a história, o seu propósito e o que ainda os motiva a se reunir (sim, eles moram cada um em uma parte da cidade) para não só evangelizar através das canções, mas enriquecer o repertório de grupos e ministérios de música das comunidades paroquiais espalhados pelo Brasil.

No almoço preparado para os frades na casa do Gabriel, quando perguntei em que momento eles tomaram consciência do alcance que o Santa Missa Jovem tomou, a tímida Jaqueline nos revelou que aconteceu em uma Semana Santa: "estavam usando o áudio do canal em uma procissão. Uma amiga me enviou e fiquei sem acreditar", disse.

Jovens e Frei MaurícioO Papa Francisco disse uma vez que os jovens precisam ser protagonistas da mudança. Uma fala do Gabriel muito me chamou atenção no delicioso almoço preparado pela sua família: “não queremos ser o futuro da Igreja, nós também somos a Igreja hoje! Queremos fazer a nossa diferença agora!”. E fazem! Nos vídeos, jorram comentários com pedidos de músicas, cifras e dúvidas sobre quem são eles. Gabriel é professor de matemática na UEL (Universidade Estadual de Londrina), Jaqueline trabalha na área de turismo, e Juliana, a responsável por gravar os vídeos, é pedagoga. O casal que canta não namora (embora muitos perguntem), os três amigos comentam que se sentem como numa família: "somos praticamente irmãos, amizade de longa data!"

Mais do que tudo, a parceria do Santa Missa Jovem com os Freis Capuchinhos foi inspiradora. Neste dia em Londrina, foi revigorante ver gente boa trabalhando para Jesus, eles e sua Paróquia – uma comunidade viva, orante, com uma linda igreja, lotada em pleno sábado após o feriado, comandada por um acolhedor padre colombiano!

​​Ações como o Santa Missa Jovem nos fazem crer na importância do protagonismo dos jovens na Igreja. Com eles preparamos uma playlist de músicas franciscanas - para celebrar o mês de São Francisco -  e duas Marianas - para o Ano Mariano. 

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

André
14 de fevereiro de 2018
Parabéns pela iniciativa. Em breve estarei tocando na minha igreja, graças a Deus e a vocês que nos inspiram para tocar também! Abç
aurea quirino trevizan
31 de janeiro de 2018
Amo ouvir vcs. Sou senhora de 69 anos com espirito jovem que adora cantar suas musicas. Toco na missa das manhãs na paroquia nsa. do carmo em P.Prudente. Vcs. são um exemplo pra mim. Continuem cantando bja
Deixar um comentário