De geração em geração, há mais de 50 anos, voluntárias da Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo – SP, colocam à disposição o seu tempo e os seus dons em prol de uma boa causa. O ‘Bazar da Imaculada’ oferta à Bela Vista um serviço fundamental, que é tendência comercial e o mais importante: franciscano!
O consumo de vestuário no país cresceu nos últimos anos. Dados do Ibope Inteligência, coletados em 2013, mostram um salto maior que 35% comparado a 2011 na comercialização de vestimentas. A indústria da moda recorre à fast fashion - uma rápida produção de roupas para atender a demanda crescente, mas também o seu rápido descarte nos aterros sanitários pelo país. Muitos dos produtos atuais são feitos com materiais de baixa qualidade, projetados para durar pouco e dependentes da queima do petróleo e o uso exacerbado de água em sua fabricação.
Além do preço mais acessível, a busca por formas mais sustentáveis (ou franciscanas) de se viver tem incentivado os mais jovens a consumir nos bazares e brechós. Para o pároco, Frei Nilton César Groppo, a realização do Bazar“[...] é uma forma de promover a vida e a nossa Casa Comum. Beneficia os que mais precisam, por oferecer preços acessíveis e justos, e também evita o descarte de materiais que poderiam contaminar o meio ambiente”
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)