Tamanho do Texto:
A+
A-

Paróquia de Birigui cria aplicativo para celular

27/01/2016 - 11h07
A participação dos fiéis através de mensagens têm incentivado os desenvolvedores na criação do aplicativo também para dispositivos em plataforma IOS (Iphone, Ipad...).

O uso de aparelhos celulares com acesso a internet está cada vez mais democratizado. Há dois anos, em 2014, a venda de smarthpones cresceu 55% no Brasil. Em 2013 nosso país ultrapassou a marca de mais de um aparelho celular por habitante. 

 

A Paróquia Imaculada Conceição de Birigui desenvolveu, com a ajuda de um paroquiano sócio de uma agência de marketing digital, um aplicativo com informações úteis para os fiéis. Novidades, mistagógico, liturgia das horas e outras funcionalidades estão ao alcance das mãos.

 

A Paróquia, já conectada na internet através das mídias sociais e de um site, envia semanalmente aos funcionários da agência responsável pela tecnologia, dados de eventos, reportagens e homilias semanais, escritas por Frei Mauro Strabeli e Frei Décio Pacheco, pároco da Igreja. O projeto, que está disponível gratuitamente na loja de aplicativos da Google Play desde novembro do ano passado, é interligado ao Facebook da Paróquia que recebe diariamente mensagens, sugestões e testemunhos dos paroquianos. "O aplicativo surgiu da iniciativa de atender os leigos que rotineiramente perguntavam dos avisos paroquiais, eventos e etc. O pessoal está ficando mais por dentro da Paróquia, facilitou muito a nossa comunicação. O aplicativo avisa no celular quando há um evento marcado. Uma espécie de agenda dinâmica." – diz Frei Décio Pacheco.

 

RETORNO IMEDIATO

Agora restaurado, o tradicional sino da igreja voltou a funcionar no dia 30 de dezembro. A aprovação do retorno das badaladas do sino veio de uma pesquisa de campo realizada com os cidadãos da cidade e de opiniões recebidas através do aplicativo.  Para que não haja incômodo sonoro aos cidadãos, o sino fica inativo das 20h até as 7h59 do outro dia. Às 12h e 18h as badaladas tocam uma Ave Maria instrumental. “Tudo isso ajuda a estreitar os laços com a comunidade, pois, recebendo as mensagens dos fiéis, podemos responder tudo online. O aplicativo é uma espécie de termômetro daquilo que é feito na igreja, mas que tem repercussão na cidade. Ele abre diálogo não só com os católicos, mas com todos os cidadãos de Birigui.” – comentou Frei Décio Pacheco.

 

 

Clique aqui para fazer o download do aplicativo em seu dispositivo Android.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Cúria Provincial - Província dos Capuchinhos de São Paulo)

Deixar um comentário