Entre os dias 27 e 29 de outubro, no Seminário Santo Antônio, em São Pedro - SP, aconteceu a Assembleia dos Frades Menores Capuchinhos de São Paulo. Neste encontro anual, as equipes dos frades apresentaram como foram os trabalhos neste ano prejudicado pela pandemia do novo coronavírus e quais são os projetos para o próximo ano. Juntos, os frades iniciaram a revisão do seu Estatuto Social, trabalho que deve continuar nas bases.
Na terça, dia 27 de outubro, o presidente da Conferência dos Capuchinhos do Brasil, Frei Silvio de Almeida, ofereceu aos frades uma formação falando sobre 'o papel do Guardião'. Em sua reflexão abordou o Gaurdião (superior dos conventos capuchinhos) e o seu papel, desde o papel tangente na vida cotidiana dos frades até a sua influência na atração de jovens para animação vocacional (para serem frades capuchinhos).
Foi a primeira experiência, em anos de história, que a Assembleia contou com algum distanciamento. Historicamente, este é um encontro fraterno, que tende até a receber uma tarde dedicada a confraternização - cancelada devido o contexto atual.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)