Tamanho do Texto:
A+
A-

Em Charqueada-SP, Frei Sermo lança novo livro

01/10/2017 - 19h18
'O bairro de Recreio' é o terceiro livro do frade. O lançamento aconteceu ontem (30) no interior de São Paulo

Frei Sermo Dorizotto lançou ontem (30/9) o seu terceiro livro “O bairro de Recreio”. O lançamento aconteceu no salão da Capela Santo Antônio, no bairro que dá nome ao livro, em Charqueada – SP. Com grande participação da população local, também prestigiaram o autor: os Freis Capuchinhos de São Paulo, políticos da região – entre eles o Prefeito de São Pedro, Hélio Donizete Zanatta -, integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) e pessoas que participaram das pesquisas de Frei Sermo.

O frade, mesmo após os rumos que sua vida teve, nunca se desligou de Recreio. Segundo ele, o livro foi uma das formas que encontrou de homenagear o local onde nasceu. Nas quase 175 páginas, Frei Sermo descreve, com aguçado instinto de historiador, os mais de duzentos anos do bairro a partir de materiais recolhidos de documentos e narrativas orais. Mais do que uma simples reunião de informações e fotografias, o livro didaticamente situa o bairro num contexto histórico que vivia o Brasil.

A “trilogia” de Frei Sermo

Não era intenção inicial que fossem três livros, porém, dada a dimensão da pesquisa realizada, o autor optou por dividir em três obras. Sermo realizou uma única pesquisa sobre Piracicaba e região. A primeira etapa foi publicada em um livro sobre o início da história da cidade, em “Os primórdios de Piracicaba”, a segunda em uma reunião de documentos sobre a região, em “Documentos Interessantes”, e o terceiro livro com detalhes sobre o interior piracicabano, em “O bairro de Recreio”.

Ele se mostra realizado com a publicação de seu terceiro livro e adianta que não está programando novos lançamentos daqui para frente: “nem todos os pesquisadores têm sucesso. Fui feliz em publicar três obras, deixo agora a contribuição para os que virão depois de mim continuarem esse trabalho”, comentou.

Frei LongarezLançamento:

Às 16h, o Hino Nacional Brasileiro foi executado e em seguida o hino do Município de Charqueada. Muitos moradores cantaram em voz alta, emocionados. Em seguida, um momento de silêncio foi dedicado a Orientina Gava e Marisa Martins, pessoas que ajudaram Frei Sermo em suas pesquisas.

A presidente do IHGP, Valdiza Maria Capranico, falou sobre a parceria do Instituto na produção do livro. “Quando ele me entregou para ler e dar contribuições pensei ‘quem somos nós para analisar uma obra do Frei Sermo?!’”. “Esperamos que ele escreva mais obras, tão maravilhosas como essa, e que sirva de exemplo para outros bairros, em outras cidades”, concluiu.

Ficou a cargo do Frei José Longarez realizar uma reflexão poética sobre o livro. “O lançamento dessa obra, assinada com o sangue de sua emoção, é uma comovente carta de amor declarada para todos deste lugar”, disse.

A fala do autor do livro foi interativa. Enquanto apresentava sua obra, como apresenta um filho, convidou os presentes a acompanharem as fotos espalhadas pelas páginas. Ele detalhou a parte inicial do livro, por se tratar de fatos mais antigos. “Queremos reviver nossa história e mostrar como valeu a pena. Que Recreio seja neste momento o nosso retorno à terra natal que simboliza a Mãe, enquanto fonte de proteção contra qualquer força de destruição. É um novo nascimento”, comentou sobre a importância de conhecer e voltar em nossas origens.

Filhos do passado, irmãos do presente e pais do futuro:

Frei Carlos SilvaO Ministro Provincial dos Frades Capuchinhos de São Paulo, Frei Carlos Silva, fez uma retrospectiva sobre a presença dos frades em Piracicaba, desde a chegada dos primeiros capuchinhos em 1889. “Frei Sermo deixa para todos desta comunidade esta obra, ‘O bairro de Recreio’, cheia de histórias, memórias e boas recordações para que tudo isso não se perca com o tempo e sempre lembremos que somos filhos do passado”, comentou.

Um momento de convivência com salgados e refrigerantes encerrou a parte formal do lançamento e foi transição para as apresentações da noite. O grupo japonês de tambores “Kyuryu Daiko”, com instrumentos do grupo Kaita Shamidaiko, fez uma impactante apresentação recordando a presença dos japoneses no bairro. Frei Sermo brincou dizendo: “Não sei onde esta colônia japonesa está hoje, tem que procurar!”. O professor Tsukasa Kaito e o Frei Everson Takaki se apresentaram e convidaram os participantes para dançarem.

Um grupo de músicos locais cantou canções brasileiras e ao som da clássica “Ave-Maria” Juliana Coli encerrou a noite com músicas italianas.

“É possível dizer, tendo em mãos tantos documentos e colecionado narrativas orais de muitas tradições, que a comunidade do Bairro de Recreio viveu e fez sua história nas experiências do dia a dia, mesmo poucos tendo tornado consciência dela. As agitações diárias, a luta pela sobrevivência criaram uma identidade. A simplicidade do local permanece, as pessoas, porém, se engrandeceram. Isso é o essencial.” – Frei Sermo Dorizotto

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Deixar um comentário