No dia 08 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, os pós-noviços: Frei Angelo, Frei Antony, Frei Cássio, Frei Jean, Frei José (Almeida), Frei Maycon, Frei Rogê e Frei Valder, renovaram os votos temporários, para viver por mais um ano, segundo os conselhos evangélicos de nada de próprio, em castidade e obediência, seguindo a Regra de São Francisco de Assis e as Constituições Capuchinhas, para o processo contínuo de maturidade religiosa da formação inicial, conforme prescreve o Código de Direito Canônico.
A celebração Eucarística foi presidida pelo nosso provincial Frei Carlos Silva, às 19h. Fizeram-se presente, a fraternidade local do Convento Santa Clara, representada pelo nosso formador Frei Arcanjo, Frei Messias (diretor espiritual), Frei Simão, Frei Geraldo e Frei Rogério (guardião). Tivemos a imensa alegria de estarem em nosso meio, os frades noviços do noviciado Interprovincial, com o mestre Fr. Edcarlos e também Fr. Marcelo. Nossos queridos aspirantes também estavam em nosso meio, juntamente com Fr. Maurício dos Anjos, Fr. Anderson, Fr. Rosinaldo, Fr. Longarez, Fr. Maurício Burin, Fr. Evaldo e Fr. Rafael. Também como formador do pós-noviciado de Sapopemba, estava presente Fr. Mateus.
Durante a homília, Frei Carlos ressaltou o "sim" da Imaculada, como exemplo aos consagrados, no qual, nunca podemos perder a chama que nos inspira a seguir nossa vocação, focados no amor de Deus e tendo uma vida pautada na oração. Ressaltou também sobre o dogma da Imaculada, defendido pelo Bem aventurado João Duns Scotus, filósofo e teólogo franciscano, de grande renome tanta para a ciência, como para a Igreja, sob a perspectiva da ternura da vida Virgem Maria, como canal da graça e da misericórdia de Deus.
Nós, pós-noviços, só temos uma palavra para expressarmos o que sentimos pela nossa Província: Gratidão! Por tudo o que tem nos propiciado, pelo cuidado com nossa vocação em todos os âmbitos, principalmente no viés espiritual e formativo e pelo imenso sentimento de pertença. Que a exemplo de Maria Imaculada, possamos contribuir sempre com a Ordem e com a PROCASP, para a edificação da Igreja, da nossa fé e de nossa vocação. Desejamos assim, que a fé, a alegria, o espírito fraterno e de oração, sejam sempre os parâmetros que norteiem nossa vida e vocação, sob a proteção da Virgem Santíssima, para realizar nossa missão neste mundo, contando com a graça de Deus.
Após a celebração eucarística, houve uma confraternização entre os frades e a comunidade Santa Clara, que manifestou sua alegria e carinho por meio de sua presença, acolhimento e participação na Santa Missa.
Frei Angelo Fernando da Silva
Pós Noviço
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Conferência dos Capuchinhos do Brasil ()