Frei Alberto Pegoraro comemora amanhã (29) 25 anos de ordenação sacerdotal. Nesse final de semana o frei presidiu uma missa em ação de graças, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, onde atua como pároco. Participaram o bispo emérito da Diocese de Carolina – MA, Dom Frei José Soares Filho, e o Ministro Provincial, Frei Carlos Silva.
Alberto nasceu em Pirassununga, interior de São Paulo. Ao se sentir chamado a vida religiosa, pediu ao capelão de sua comunidade para conhecer os frades capuchinhos. O padre o levou a Piracicaba e o encantamento foi imediato, logo começou o acompanhamento vocacional até ser ordenado presbítero, em 29 de maio de 1993.
Muito querido no meio pastoral, Frei Alberto enfatiza a importância das pessoas para o seu ministério, defendendo que “o povo só conserta o frei e o padre”, onde o sacerdote aprende e amadurece com as experiências paroquiais.
Sobre os desafios pastorais, Frei Alberto comenta que as paróquias estão mais exigentes do que há 25 anos, “precisamos sempre estar atentos a diversos fatores: mudanças de leis, normas, regras eclesiásticas, você precisa dar conta! Assim, vamos conhecendo nossos próprios limites. É uma vida desafiadora, mas instigante”, disse.
Ao ser questionado sobre o que espera nos próximos 25 anos como sacerdote, brincou dizendo que “não sabe se viverá mais 25 anos”. Mesmo assim uma coisa é certa: através do ministério sacerdotal, Frei Alberto continuará no meio do povo, através do melhor estilo franciscano capuchinho.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)