Tamanho do Texto:
A+
A-

Frei José Edison comemora 25 anos de ordenação

19/03/2018 - 16h54
Na Solenidade de São José, Frei José Edison Biázio comemora com a comunidade de Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo

Há 25 anos, o jovem do interior de São Paulo, José Edison Biázio, consagrava-se a Deus através do sacerdócio. Sobre o sacerdote, São Francisco de Assis dizia que: “nada enxergo corporalmente neste mundo senão o seu santíssimo corpo e sangue, que eles consagram e somente eles administram aos outros”. É de fato um privilégio!

Toda história tem um começo, e esta se dá na igreja matriz de São João Batista, na cidade de Capivari - SP. Edison teve forte envolvimento pastoral com sua comunidade, de coroinha e catequista a coordenador de grupo de jovens. Quando menino, sua referência sacerdotal era de seu pároco, Monsenhor Eusébio, pela disposição em servir, de modo especial aos pobres e doentes, “isso despertou a minha vocação onde fui amadurecendo no caminhar da vida na comunidade”.

Foi uma irmã franciscana do coração de Maria quem lhe apresentou São Francisco. Através de um livrinho, com a história do santo de Assis, José Edison sentiu o interesse por essa vida de pobreza, obediência e castidade.

Frei Edison ordenou-se no dia de São José. Até hoje o frade carrega grande devoção ao santo, devido a tradição de família que mantinha nos fundos da casa de seus avós maternos uma capela em honra a São José Operário. Fora o fato de se chamar José, não sendo o único em sua família a carregar a homenagem no nome.

Frade em 1998De 1993 a 1998, Sapopemba foi a primeira casa de Frei Edison, “é uma relação muito forte com a comunidade, pois foi aqui que comecei a exercer meu sacerdócio”, diz. Foi um período de intensa atividade pastoral e, de modo especial, trabalho com os portadores de HIV da casa de acolhida “Amigos da Vida”. “Foram cincos anos de muitas alegrias e também de muita conquista a favor da vida, na esperança de que estávamos correspondendo ao chamado que tínhamos recebido, em construir o Reino de Deus entre nós”, relembra emocionado.

“Desejo continuar quanto mais anos Deus me conceder recordando o que o Dom Eduardo Koiak (in memorian) me disse: recebe a oferenda do povo para apresenta-la a Deus. Toma consciência do que fazes e põe em pratica o que vais celebrar, conformando tua vida ao ministério da Cruz do Senhor.”

 

Que, como fez São José, Frei José Edison continue firme nos trabalhos, servindo ao povo de Deus e sendo sinal Dele, principalmente nos mais fragilizados e oprimidos do nosso tempo.

Hoje, às 20h, na Paróquia Ns. de Fátima e São Roque, em Sapopemba, Zona Leste de São Paulo, Frei Edison celebra seu jubileu com frades e amigos.

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)

Deixar um comentário