Os sete dias de missão na cidade de Iporanga, interior de São Paulo, terminou nesse domingo (22). A Paróquia Nossa Senhora Sant'ana, pertencente a Diocese de Registro, recebeu mais de 30 missionários entre eles frades capuchinhos, irmãs franciscanas e leigos para uma forte semana de celebrações, carregada de simbologia e de fé. A missão aconteceu 25 anos depois da profissão religiosa da irmã franciscana do Coração de Maria, Nádia Maciel, que comemorou com sua comunidade de origem o seu jubileu de prata de vida consagrada. A religiosa fez questão de expor nas redes sociais o orgulho em comemorar sua consagração com uma missão em sua cidade de origem: "ao celebrar meu jubileu de vida religiosa eu tinha um sonho...proporcionar à minha terra natal um momento forte de evangelização", publicou.
CONFIRA MAIS FOTOS E VÍDEOS DA MISSÃO EM NOSSO INSTAGRAM
Uma missa aconteceu no ginásio da cidade às 9h30 de ontem, encerrando a missão. Presidida pelo Ministro Provincial dos Capuchinhos de São Paulo, Frei Carlos Silva, e concelebrada por diversos sacerdotes, Irmã Nádia renovou os seus votos religiosos diante da Ministra Geral da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, Irmã Salete Bolzan. Em meio a homenagens durante toda a celebração, Irmã Nádia agradeceu principalmente o que chamou de seu “tripé de formação”: seu pai (que participou da missa de jubileu), sua falecida mãe Odila e sua avó Bela (referência pessoal na vida de oração e liderança comunitária).
Sobre a missão:
Para a Irmã Isabel Simeoni, das irmãs franciscanas de Ingolstad, o “mais lindo da missão é que cada um dos missionários em seu carisma específico, mostra o mesmo Rosto de Jesus Misericordioso”. Os missionários, divididos em diversas comunidades, visitaram o povo Iporanguense, cristãos, na sua maioria descendentes de Quilombolas e vivenciaram experiências que certamente transformaram suas vidas.
O coordenador da comissão de Missões e Juventudes dos capuchinhos de São Paulo, Frei Maurício dos Anjos, enfatizou ao fim da celebração que “a semana franciscana termina, mas a missão de reconstruir o reino de Deus continua”. O pároco da igreja anfitriã da missão, Pe. Gerson Ribeiro, concluiu convocando: sejamos missionários!
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Paulo Henrique (Assessoria de Comunicação e Imprensa, São Paulo - SP)