A manhã do dia 08 de março foi especial para os irmãos da fraternidade São Francisco de Assis, na cidade da Lagoa de São Francisco - PI, pois deu-se a abertura do segundo ano de postulado capuchinho em nossa província.
Nosso Itinerário de Formação da Vida Capuchinha informa que um dos objetivos do segundo ano de postulado é dar continuidade ao processo de discernimento vocacional e de iniciação à nossa vida franciscano-capuchinha, também faz parte desta etapa formativa capacitar o postulante para uma vida de participação ativa e responsável no serviço apostólico, conscientizando-se da importância da missão a partir do próprio carisma.
A abertura do postulado II foi marcada por uma celebração Eucarística na Igreja Matriz da cidade, cuja assistência pastoral é realizada pelos capuchinhos há mais de 30 anos, sendo presidida pelo Ministro Provincial, Frei Santos, e concelebrada por Frei Domingos (Guardião), Frei Paulo Sergio(Vigário da Área Pastoral) e Frei Sergio Viana(Formador). Em sua homilia, Frei Santos, exortou aos jovens que estavam ingressando nesta nova etapa a fazer da experiência do segundo ano do postulado uma "transfiguração", um processo de mudança, de purificação da caminhada, aproveitando com todo empenho esse tempo único que lhes é proporcionado.
Logo após a homilia deu-se início o rito de admissão, onde foram acolhidos os seguintes jovens: Francisco Thiago, Marcelo Rodrigues, Francisco Fagner e Magno de Lima. Esses mesmos irmãos no ano de 2019, viveram suas primeiras experiências na vida capuchinha em Sobral, onde fizeram o Postulado I.
Rogamos a Deus um ano cheio de bençãos e discernimento para os nossos postulantes e confrades da Fraternidade São Francisco de Assis.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Eduardo Janderson (Fraternidade Coração de Jesus)