Os Frades Capuchinhos do Ceará e Piauí estiveram reunidos na Pousada dos Capuchinhos em Guaramiranga para mais um Retiro Provincial Anual, momento de parada para avaliar a caminhada e reabastecer as forças para a missão nas diversas realidades onde estão inseridos.
O retiro teve início com a Celebração da Santa Missa na tarde do dia 22 de julho, na Capela da Gruta. À noite, depois da organização dos horários do retiro, o pregador, Frei Mariosvaldo Fiorentino, OFMCap, da Custódia do Paraguai, dirigiu suas primeiras palavras aos frades presentes a fim de introduzi-los no clima de recolhimento e oração. Nos dias seguintes, Frei Mariosvaldo propôs para reflexão vários elementos da espiritualidade franciscana que devem estar presentes na vida dos frades: a oração; a consagração do tempo, no Ano Litúrgico e na Liturgia das Horas; a oração mental; a Eucaristia; e o sacramento da Penitência. O pregador chamou a atenção para a importância destes aspectos na vida de consagrados e principalmente na espiritualidade franciscano-capuchinha, destacando que todos eles já se faziam presentes na vida de São Francisco e de seus companheiros. Para isso, trouxe como subsídio para as meditações diversos textos do Evangelho, das Fontes Franciscanas e dos documentos da Ordem Capuchinha e alertou a todos para buscar revigorar esses elementos na vida pessoal e fraterna a fim de não deixar que se apague a chama de nosso carisma.
Além das pregações, houve diariamente a oração comunitária da Liturgia das Horas e Celebração da Eucaristia, além dos momentos devocionais (Via-Sacra e Adoração ao Santíssimo Sacramento) e a Celebração Penitencial.
O retiro foi encerrado na manhã do dia 26 de julho com a Celebração da Santa Missa presidida pelo Ministro Provincial, Frei Santos, o qual em sua homilia falou sobre “o bom odor do conhecimento de Cristo” que deve ser o cheiro que devemos levar depois destes dias de retiro para nossas fraternidades.
Louvamos ao Bom Deus por mais esta oportunidade de nos aproximarmos dele e de bebermos da fonte de nossa espiritualidade que é a sua Palavra e o exemplo de vida de São Francisco de Assis.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Saulo de Sousa (Fraternidade Coração de Jesus)