O mês de outubro para os capuchinhos do ceará e piauí foi bem intenso de atividades celebrativas do mês missionário extraordinário proclamado pelo Papa Francisco. Além das nossas atividades missionárias do dia a dia, nossa província viveu três momentos fortes neste período de intensificação da temática do mês missionário: Novenário, Missão Popular e Romaria.
Festa de São Francisco 2019: Ainda em setembro iniciamos os festejos de São Francisco de Assis, que duraram dez dias; em todas as nossas fraternidades houve momentos celebrativos, novenas e quermesses. Neste ano a equipe de pastoralistas da província indicou como tema da festa “Com São Francisco: Batizados e Enviados em missão” em consonância com o pedido do Santo Padre de celebrar em outubro o mês missionário extraordinário, foi um momento oportuno de cada confrade junto ao povo de Deus celebrar o Francisco de Assis em sintonia com o Francisco de Roma.
Santas Missões Populares: De 21 a 26, como gesto concreto do mês missionário, os capuchinhos do Ceará e Piauí se colocaram em marcha rumo a cidade de Baixa Grande do Ribeiro- PI, no sul do Piauí, onde ocorreu as Santas Missões Capuchinhas, em comemoração do 10 anos da Paróquia santa Teresinha do Menino Jesus. Segundo Frei Francisco Antônio, Secretário executivo das missões dos Capuchinhos do Ceará e Piauí, esta missão popular faz parte do projeto missionário da província e se configura como um momento forte e especial para os frades, pois é o Evangelho de Jesus que está sendo anunciado para este povo querido do sul piauiense, “uma semente está sendo lançada nestas terras, esperamos que ela possa crescer, se desenvolver e dar muitos frutos. Para nós capuchinhos é uma alegria poder contribuir para esta igreja particular através do nosso jeito de anunciar o evangelho.”
Romaria da Esperança 2019: Já de 29 de outubro a 02 de novembro ocorreu, em Juazeiro do Norte-CE, a tradicional Romaria da Esperança, popularmente conhecida como Romaria de Finados, cuja programação constou de celebrações penitenciais, missas, via-sacra, confissões e celebrações da esperança. Frades das nossas diversas fraternidades estiveram no Juazeiro e se fizeram romeiro por estes dias intensos e de grandes atividades religiosas nas terras do Padim Ciço, foi um momento oportuno tanto para os frades como para o povo de Deus de reabastecer a fé e assim conscientes dos compromissos batismais ir em missão anunciando a boa nova do evangelho de Cristo.
Assim rendemos graças ao Senhor por um mês tão cheio de atividades e , de modo especial, agradecemos ao povo de Deus por sempre nos acompananharem em nossa caminhada missionária!
Paz e Bem!
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Eduardo Janderson (Fraternidade São Benedito)