No último domingo (04), os capuchinhos da Província do Nordeste do Brasil, celebraram solenemente a festa em honra de sua padroeira provincial, Nossa Senhora da Penha. Foi um momento de grande júbilo, onde os frades e os devotos da Virgem da Penha puderam mais uma vez demostrar seu amor e devoção àquela que foi escolhida por Deus, para gerar em seu ventre Nosso senhor Jesus Cristo, o Salvador da humanidade.
Os Festejos tiveram início no dia vinte e seis de agosto, com o hasteamento da bandeira, novena e a celebração da Santa Missa presidida pelo Ministro Provincial, Frei Franklin de Edmar Teixeira Diniz. Nos dias que sucederam a abertura da festa, meditou-se um tema referente à Virgem Maria, em cada noite.
A Festa alcançou seu cume no domingo, 04 de setembro, primeiro domingo do mês, escolhido cada ano como o dia da Festa de Nossa Senhora da Penha, quando, às 10h, houve a celebração da Missa Solene, presidida pelo Frei Cláudio Simões, Guardião da Fraternidade São Félix de Cantalice, em Recife e às 15h, aconteceu outra Celebração Eucarística, desta vez presidida por Frei Luís de França, pároco e reitor da Basílica da Penha e concelebrada por confrades que acorreram à casa mãe dos capuchinhos do Nordeste para elevar seus louvores e preces à Mãe de Jesus.
Por fim, logo após a celebração das 15h, uma grande multidão acompanhou o belo andor, com a venerada imagem da padroeira pelas ruas dos arredores da sua imponente Basílica, situada do Centro do Recife, manifestando publicamente, de forma amorosa e singular, sua devoção.
Oração à Nossa Senhora da Penha
Ó Maria Santíssima, Senhora da Penha, em cujas mãos Deus depositou os tesouros das suas graças e favores. Eis-me cheio de esperança, solicitando com humildade a graça de que hoje necessito (fazer o pedido), pela qual sou-lhe grato desde este momento.
Recordai-vos, ó Senhora da Penha, que nunca se ouviu dizer que algum dos que em vós tem depositado toda sua esperança tenha deixado de ser atendido, ó boa Mãe. Assisti-nos nas agruras da vida, para que façamos delas sementes para um mundo mais fraterno e mais humano. Enxugai o pranto das pessoas que sofrem e consolai os aflitos em suas necessidades. Tudo isso vos pedimos por Jesus, vosso Filho e nosso irmão.
Nossa Senhora da Penha, rogai por nós. Amém.
Confira as imagens...
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Josias José da Silva Neto (Convento Nossa Senhora da Penha)