Em comemoração aos 35 anos de Elevação Canônica da Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil - PRONEB, apresentamos o brasão comemorativo deste ano jubilar, idealizado pelo Frei Cayke Hermeson, pós-noviço.
SIGNIFICADO
O Escudo da cor da lã natural como que tecido ainda não tingido nem alvejado, é símbolo da primitiva pureza da Ordem Seráfica e dos valores originários de nossa Província que permanece incólume em sua missão em favor do Reino. Laureando o escudo, um singelo contorno branco que simboliza a proteção singular da Virgem Maria sobre nossa Província. Também sobre o escudo um listel de bordô, encontradiço nos corais marinhos que expressa a cor do Jubileu de Coral e que comporta a legenda de nossa circunscrição, logo abaixo o ano de nossa elevação canônica e da comemoração jubilar deste acontecimento.
O centro principal do escudo é composto de uma tríade de símbolos que representam a Santíssima Trindade, expressão máxima e perfeita da comunhão fraterna e do amor recíproco. Essa tríade é formada pelos algarismos também de cor bordô, símbolo do fortalecimento e da superação. O Tau de cor marrom, símbolo forte de nossa vocação franciscana, dividi os algarismos em duas partes, mostrando que esse ano especial deve trazer transformações eficazes e concretas em toda a Província, e ratificar a centralidade de Cristo em nossa missão e de nossa forma de vida. Completando a tríade, é apresentado o mapa dos estados que comportam nossa amada Província com tom amarelo, como símbolo do zelo evangélico e da missão de cultivar a Palavra nas terras nordestinas que ao longo desses anos recebeu nosso carinho e amor missionário, relembrando também a nossa peregrinação contínua dos sertões aos litorais.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Cayke Hermeson (Convento Nossa Senhora da Penha)