Tamanho do Texto:
A+
A-

Encontro Vocacional de Convivência

18/12/2018 - 12h46
Os candidatos a postulantes 2019 de nossa província tiveram a oportunidade de conhecer a vivência fraterna na Comunidade Formativa em Itambacuri, no convento anexo ao Santuário de Nossa Senhora dos Anjos.

“Depois que o Senhor me deu irmãos, ninguém me mostrou o que deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu deveria viver segundo a forma do santo Evangelho”

(Testamento 14). Nos dias quinze e dezesseis de dezembro os candidatos a postulantes 2019 de nossa província tiveram a oportunidade de conhecer a vivência fraterna na Comunidade Formativa em Itambacuri, no convento anexo ao Santuário de Nossa Senhora dos Anjos.

Foram dias de partilha com os responsáveis regionais da província pelo Serviço de Animação Vocacional, onde os futuros postulantes puderem conhecer um pouco mais de como vive, reza e trabalha um filho de São Francisco. Regado de oração, espiritualidade, e a inigualável alegria fraterna franciscana, nossos jovens saem desta vivência mais decididos pelo ideal de Francisco e Clara. Um passeio pela cidade e a convivência com os frades possibilitou aos candidatos uma noção do que viverão no próximo ano, o postulado, que é o período próprio de ver de perto o dia a dia dos irmãos, se adaptar a vida religiosa e ajustar alguns conhecimentos a nível de catequese, linguagem e espiritualidade. De diversas realidades, os quatro candidatos, puderam já iniciar a convivência e conhecerem-se melhor já em preparação para o próximo ano.

Vejamos um breve testemunho de cada um: “Sou Gustavo Ramos tenho 20 anos, sou da cidade de Itambacuri MG, paróquia Nossa Senhora Dos Anjos. Bom, está sendo de muita relevância para mim, pois está sendo um momento de experiências, tanto quanto a convivência entre irmãos, de culturas diferentes; pensamentos e entre outros... E estou aprendendo cada vez mais que todos nós precisamos um do outro , estou vendo o quanto está sendo importante ter alguém ao nosso lado, pra nos ajudar nos momentos difíceis e alegres.”

“Me chamo Gustavo Silva, tenho 24 anos, sou da cidade de Mesquita no rio de janeiro . Tenho 3 irmãos, sou nascido e criado em Mesquita desde minha infância, pertenço a paróquia de nossa senhora das Graças em Mesquita na diocese de nova Iguaçu. Esses dias de convivência estão sendo muitos profundos ao mesmo tempo ricos para mim. Pois estou podendo experimentar um pouco do carisma capuchinho, ter o primeiro contato com meus irmãos e também fazer parte do dia dia dos frades, aprendendo a viver unidos na fraternidade. Dias também de contemplação,de poder reavivar a nossa fé na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo. E que no próximo ano possanos estar juntos e unidos como irmãos nos postulantado.”

“Sou o Israel Bueno, natural de Maricá no Rio de Janeiro, tenho 20 anos. Nesse final de semana tive a feliz oportunidade de participar de um retiro fraterno e espiritual no postulado em Itambacuri, no qual ingressarei no ano de 2019. Minha experiência de retiro foi muito boa no sentido de poder, novamente, ser apresentado a vida dos frades Capuchinhos e continuar sendo cativado por esse estilo de vida tão simples e orante.”

“Me chamo Renato, tenho 25 anos e sou natural de Niterói no Rio de Janeiro. Estar esses dias nessa vivência fraterna me possibilitou conhecer mais de perto aquilo que me foi apresentado durante este ano de discernimento, foi enriquecedor poder conhecer mais de perto a vida dos frades e conviver com meus futuros irmãos. A vida franciscana capuchinha une aquilo que sempre desejei: oração contemplativa, vivência fraterna e a Santa alegria missionária.”

Rezemos para que São Francisco continue intercedendo por santas vocações! 

Colaboração: Renato Júnior (Pré Postulante)

Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB

Por Frei Geilton José Nunes Gomes (Fraternidade Nossa Senhora dos Anjos)

Deixar um comentário