No dia 1 de março a Equipe do Serviço de Animação Vocacional (SAV), da Paróquia de Santa Cruz - Duque de Caxias-RJ, realizou o I Despertar Vocacional no Terreno Paroquial das 8 às 13h.
O encontro reuniu 49 jovens, moças e rapazes, provenientes das comunidades da paróquia, paróquias vizinhas, de vocacionados acompanhado pelo SAV do Rio de Janeiro.
O encontro iniciou-se com o café da manhã preparado pela equipe do Sav, depois de um tempo de atraso devido à forte chuva que caiu durante a noite.
Já neste primeiro momento os jovens do encontro foram apresentados, como aqueles que estão em busca do seu discernimento vocacional e construção do seu projeto de vida.
Frei Anderson falou a todos sobre a importância de construir um projeto de vida junto com Jesus e logo em seguida os jovens iniciaram as atividades específicas do encontro.
A animação e dinâmica inicial foi realizada trabalhou com os jovens a importância das relações e do quanto devemos estar sempre atentos a conhecer aqueles que nos rodeiam. Na sequência, Irmã Sueli (Irmãs Dimesse “filha de Maria Imaculada”) abordou com os participantes o conceito de projeto de vida, no seu próprio Projeto Pessoal de Vida.
Os jovens foram provocados a pensar sobre que caminhos têm trilhado em suas vidas, de modo que não sigam sem um rumo.
Depois frei Anderson trabalhou sobre os Planos de Deus na minha vida e os meus Planos.
A psicóloga Julia trabalhou sobre a MOTIVAÇÃO. O QUE TE MOTIVA? E fez uma explicação da importância de sair da zona de conforto.
Muitas vezes, adotamos uma série de comportamentos que nos colocam em uma situação acomodada à rotina, deixando de arriscar e alcançar resultados extraordinários. Porém, sua vida começa no momento em que termina sua zona de conforto.
Você certamente já ouviu alguém dizer que é preciso sair da zona de conforto.
Mas o que isso realmente significa e por que essa atitude tem sido considerada tão importante?
Ao desempenhar uma função por muito tempo, a tendência é acabar dominando todos os seus aspectos.
Aos poucos, aquela sensação de frio na barriga some e nada parece ser tão difícil como antes.
Até aí, tudo bem, é parte do processo.
O problema começa quando você acaba mais do que acomodado e não busca fazer nenhum esforço para ir além e virar o jogo.
Tudo parece tão cômodo que você não enxerga os riscos que isso representa.
Que tal começar a mudança agora mesmo?
Vamos ajudar você com algumas dicas valiosas, reunidas ao longo de todo o artigo.
Talvez seja o empurrão que falta para o seu crescimento.
E encerrou o encontro animando os jovens a continuarem o processo de discernimento vocacional e construção de seus projetos pessoais de vida, em seguida Frei Luiz Fernando fez a oração final e deu-lhes a benção.
O SAV, em sintonia com o Serviço de Animação Vocacional provincial, tem preparado seus encontros com o intuito de construir entre os jovens a ótica da vocação como um projeto de vida.
Fonte: Capuchinhos do Brasil /CCB
Por Frei Anderson Teodoro Aguiar Silva (Fraternidade São Serafim de Montegranaro)